Pub
Construções de madeira, de pinhas e folhas de outono, lanches coletivos ao ar livre, observações da natureza com “binóculos” improvisados, sessões de equilíbrio e aprendizagem de regras genéricas de trânsito e circulação no exterior, atividades na cozinha criativa, com bolos de lama e tartes de lama, são algumas das atividades lúdicas em que as crianças que frequentam o ensino pré-escolar da Associação Gerações têm estado envolvidas diariamente, desde o início deste ano letivo, e que são promotoras da aprendizagem.
Passado pouco mais de um mês da abertura do novo ano escolar de 2020–2021, a Associação Gerações faz, por isso, um balanço muito positivo destes primeiros dias de atividade. Em primeiro lugar, destaca-se a enorme cooperação de pais e famílias, seniores, bem como das próprias crianças e das colaboradoras que têm sabido ultrapassar os constrangimentos destes momentos difíceis, em tempos de pandemia de Covid-19.
A preocupação maior de todos os intervenientes no processo educativo desenvolvido pela Associação Gerações tem sido direcionada para as crianças que são diariamente acolhidas em espaços onde existem cuidados redobrados, espaços que também todos os dias são pensados e preparados intencionalmente para as receber e promover a sua capacidade de criação.
As crianças da Associação Gerações, apesar das contingências e condicionalismos em vigor, continuam, como sempre foi prática da instituição, a brincar, a explorar formas e materiais, tendo sempre acesso a vivências e experiências únicas, encontrando-se e relacionando-se, usando para isso todas as suas “linguagens”, crescendo e sendo felizes.
As atividades de exterior, quando o estado do tempo as permite, têm naturalmente uma grande predominância, respeitando-se também aqui as orientações da Direção-Geral de Saúde, do Ministério da Educação e da Segurança Social, tentando-se, por esta via, fazer tudo o que é humanamente possível fazer para o seu bem-estar e segurança.
Quando não há sol e o céu se apresenta nublado ou com chuva, as salas transformam-se nos espaços adequados para o desenvolvimento das aprendizagens e também para brincar, com danças, música, fotografias, jogos de tabuleiro, puzzles, observações com óculos e luvas de cientistas, numa diversidade de atividades e iniciativas em que todas as crianças se envolvem com muito entusiasmo e muita alegria.
O que todas as instituições desejam, e a Associação Gerações não é exceção, é que este tempo difícil passe o mais rapidamente possível, de forma a fazer com que tudo seja ainda mais espontâneo e alegre. Até lá, é preciso resistir sempre com muita criatividade, dedicação e cooperação, para que as crianças se sintam sempre felizes.
Fonte e Imagem: Gerações
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo. Pode fazê-lo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados
Comente este artigo
Only registered users can comment.