Esposende recupera Ponte do Sebastião

 

 

O Município de Esposende vai avançar com a obra de reconstrução da denominada Ponte do Sebastião que liga Antas, em Esposende, a Castelo do Neiva, já no concelho de Viana do Castelo. De resto, a obra, estimada em 102.090,00 euros, será suportada, em partes iguais, pelos dois municípios. O Município de Esposende assume a responsabilidade da obra e o investimento total, sendo posteriormente ressarcido pelo Município de Viana do Castelo.

Breve história da Ponte do Sebastião

A ponte foi construída em 1930 por ordem de um particular, à data o proprietário da azenha e do pesqueiro existente no local. Ao longo do tempo, a ponte sofreu a queda de diversas pedras que compõem o seu tabuleiro, resultado do embate das árvores caídas ao rio em dias de tempestade.

A última situação registada ocorreu em 22 de dezembro de 2019, quando a ponte sofreu uma derrocada em grande parte da sua extensão, motivada pelas fortes chuvadas e pelo consequente arrastamento de troncos de árvores que promoveram a queda do tabuleiro e de parte dos elementos dos pilares.

Obra municipal de recuperação da infraestrutura

Com a empreitada prevista, serão repostos todos os elementos caídos, usando a tecnologia construtiva usada à data da sua construção original e em período seco.

Será mantida toda a sua forma inicial, distâncias entre elementos e aspeto geral.

Os pilares são compostos por três secções em alvenaria de granito. Apenas dois dos 14 pilares são formados unicamente por dois elementos.

Esposende tem estratégia de unidade territorial

O Município de Esposende tem em curso um plano mais vasto que compreende a requalificação das diversas pontes existentes no concelho e projeta a construção de novas travessias já anunciadas.

Na estratégia de unidade territorial, a construção ou reparação de pontes afigura-se primordial, para facilitar a circulação e aproximar as populações e para tornar acessíveis territórios que evidenciem a forte vertente turística do concelho. De resto, esta travessia pedonal adquire manifesta importância e relevo, no que ao caminho da costa para Santiago de Compostela diz respeito.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

Bake - Bushido Associação de Karaté de Esposende

Cidadãos de Esposende exige fecho da Ponte D. Luís Filipe

Imagem: Município de Esposende

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Deixe um comentário