Resíduos | Sistema PAYT alarga-se ao centro histórico de Guimarães

Resíduos | Sistema PAYT alarga-se ao centro histórico de Guimarães

Pub

 

 

Depois de, no centro histórico, ter implementado com sucesso a prática de reciclar mais para pagar menos na tarifa de recolha de resíduos sólidos, o Município de Guimarães avança com o alargamento do Sistema PAYT (Pay-as-you-Throw) para uma segunda área até ao centro da cidade. Agora, serão mais de 2.500 habitantes a usufruir deste sistema de recolha e de tarifa.

A partir da próxima segunda-feira, 14 de setembro, através da Vitrus, a empresa municipal da área do Ambiente, serão prestadas informações nas habitações e estabelecimentos comerciais sobre a nova forma de pagamento da tarifa de resíduos nesta área e e será efetuada a distribuição de ecopontos, bem como de sacos para resíduos indiferenciados e seletivos.

Assim, a partir da próxima segunda-feira a Vitrus irá iniciar a distribuição de mini-ecopontos por todos os utilizadores, e oferecerá os sacos autorizados para a colocação dos resíduos indiferenciados e seletivos. Até ao final do ano, os sacos são oferecidos e a partir de 2021 a aquisição do saco será obrigatória, dado que a tarifa, deixará de estar indexada ao consumo de água, passando a ser um sistema mais justo e passando a estar indexada à aquisição dos sacos para a recolha indiferenciada.

A tarifa de resíduos manter-se-á até final de 2020 associada ao consumo de água, para que os utilizadores se adaptem a este novo sistema de aquisição de sacos para a colocação dos resíduos. Pretende-se que este sistema seja mais justo, e aumente a recolha seletiva e diminua a produção de resíduos.

O PAYT potencia a recolha seletiva através de uma tarifário de resíduos no qual existe uma relação direta entre o pagamento e a produção de resíduos indiferenciados. Ou seja, os aderentes ao sistema pagam pelos sacos que utilizam para depositar o lixo indiferenciado que produzem e beneficiam de uma redução/isenção na taxa de resíduos que é cobrada na fatura da água.

Nova zona a abranger pelo PAYT

O alargamento – que deverá vir a contemplar mais zonas no futuro – contempla a zona envolvente ao Centro Histórico que compreenderá os seguintes arruamentos: Rua Serpa Pinto, Rua A. Barbosa, Avª Humberto Delgado, Rua Gil Vicente, Rua Paio Galvão, Alameda S. Dâmaso, Av. Alberto Sampaio, Rua Joaquim de Meira, Largo Cidade, Largo S. Francisco, Largo Toural, Largo Trovador, Rua Couros, Rua Vila Flor, Rua S. Francisco, Travessa Rio de Couros, Rua Dr. José Sampaio, Rua Padre Gaspar Roriz, Rua Santo António, Largo República Brasil, Rua Abade Tagilde e Rua Combatentes Grande Guerra.

Implementação em 2016

A implementação do sistema PAYT decorreu, em 2016, no Centro Histórico de Guimarães, e valeu ao Município duas distinções no concurso “Municípios do Ano Portugal 2017”. A cidade foi distinguida com o prémio de Melhor Município Norte e Melhor Município do Ano em Portugal. O projeto obteve o prémio obra escrita original do Green Projets Awards, em 2014, e sua implementação recebeu ainda uma menção honrosa em 2016.

 

Fonte e Imagem: Município de Guimarães

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.