Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade disponibiliza espaço aberto de cooperação artística e cultural na plataforma Google Arts & Culture

Universidade do Minho lança Museu Virtual da Lusofonia

Universidade do Minho lança Museu Virtual da Lusofonia

Pub

 

 

O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho lança esta sexta-feira, dia 4 de setembro, o Museu Virtual da Lusofonia na plataforma Google Arts & Culture.

De acordo com o professor, investigador e diretor do CECS, Moisés de Lemos Martins, o objetivo do Museu é “a constituição de um espaço transcultural e transnacional, aberto à participação ativa dos cidadãos, divulgando materiais artísticos e culturais dos países de língua portuguesa, das suas diásporas e de regiões como a Galiza, Goa e Macau, que exprimem a diversidade das culturas deste espaço e dão forma à memória coletiva destas comunidades e à sua identidade plural”. “Com o Museu Virtual da Lusofonia tem-se também em vista desenvolver dinâmicas de interação e de cooperação, cultural, artística, cívica e científica, no vasto espaço lusófono, não esquecendo a importância do passado colonial na gestação daquilo que hoje somos como países de língua portuguesa”, acrescenta.

O Museu Virtual da Lusofonia foi criado pelo CECS em 2017, enquanto plataforma de cooperação artística e cultural aberta a todo o espaço, físico e virtual, da língua portuguesa. A sua equipa conta com profissionais da educação e dos media, agentes culturais e artísticos, historiadores, sociólogos, antropólogos, editores, políticos e investigadores de comunicação, que realizam o levantamento e a análise de todas as obras expostas.

Google Arts & Culture trabalha com instituições culturais e artistas de todo o mundo para preservar e divulgar a produção artística e cultural.

Ministro Augusto Santos Silva presente

A cerimónia de apresentação do Museu Virtual da Lusofonia na plataforma Google Arts & Culture realiza-se a 4 de setembro, pelas 21h00, no Museu Nogueira da Silva, no centro de Braga. O evento conta com a presença do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, da gestora de políticas públicas da Google Arts & Culture, Helena Martins, e do diretor do Museu Virtual da Lusofonia e do CECS, Moisés de Lemos Martins. A cerimónia será transmitida em direto através do canal do YouTube daquele Museu.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - comunidade

Imagem: UMinho

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Agenda, Cultura, Ensino

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.