Novo trabalho sucede ao aclamado disco de estreia em torno da obra de Manuel Cardoso vencedor do Gramophone Classical Music Awards 2019 na categoria de ‘Música Antiga’

Cupertinos publicam obra de Duarte Lobo

Cupertinos publicam obra de Duarte Lobo

Pub

 

 

Os Cupertinos apresentam dezoito obras inéditas do célebre Mestre compositor português Duarte Lobo, no segundo álbum do agrupamento coral famalicense acabado de vir a público, a 28 de agosto, em edição da Hyperion: Duarte Lobo – Masses, Responsorium & Motets.

Este lançamento sucede o disco de estreia do grupo com a mesma editora, uma das mais relevantes do género no plano mundial, que explorou um reportório único e exclusivo de Manuel Cardoso e que foi distinguido nos Gramophone Classical Music Awards 2019, vencendo na categoria de melhor álbum de “Música Antiga”.

“Duarte Lobo é um dos incontestáveis Mestres da Idade do Ouro da Polifonia Portuguesa, contudo a falta de conhecimento sobre a sua obra faz com que apenas um número reduzido dos seus trabalhos tenha sido gravado e apresentado. Isso deve-se, em grande parte, à destruição de manuscritos no terramoto e consequentes incêndios de Lisboa (1755), e do desaparecimento de algumas partes de um dos livros da sua publicação de 1602”, lembra Luís Toscano, o Diretor Musical do grupo Cupertinos.

“Este último foi abordado pelo Prof. José Abreu (Universidade de Coimbra) que reconstruiu a música em falta para a sua tese de Doutoramento. A versão dos Responsórios de Natal a quatro vozes, afinado com os Cupertinos ao longo de vários anos, é gravada pela primeira vez neste álbum. As duas Missas presentes no disco pertencem à produção relativamente desconhecida de Duarte Lobo, que temos vindo, gradualmente, a recuperar para fruição pública”, acrescenta.

“A música em si é talvez surpreendentemente variada; sempre intimamente vinculada e decorrente das palavras cantadas, oscilando entre as frases contemplativas, longas e quase estáticas de Audivi vocem de caelo e momentos vívidos e animadores em alguns dos Responsórios de Natal. Esperamos trazer uma nova consciência e interesse pelo legado de Duarte Lobo e, num sentido lato, difundir o conhecimento sobre o Património Musical Português dos séculos XVI e XVII.”

Os Cupertinos são Luís Toscano, Eva Braga Simões, Joana Leite Castro, Gabriela Braga Simões, laura Lopes, Almeno Gonçalves, Nuno Mendes e Pedro Silva.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Imagem: FCM

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Pub

Categorias: Cultura, Música

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.