Música | Maestro José Eduardo Gomes dirige II Orquestra Jovem de Famalicão

Música | Maestro José Eduardo Gomes dirige II Orquestra Jovem de Famalicão

Pub

 

 

É, ainda, um jovem maestro, mas já internacionalmente premiado. É, também, seguramente, um valor emergente entre seus pares no ecossistema cultural nacional. O famalicense José Eduardo Gomes é o diretor e um garante da qualidade da II Edição do JOF – Jovem Orquestra de Famalicão, iniciativa que decorre entre 31 de agosto a 6 de setembro, e que faz parte da programação da Casa das Artes, com concertos agendados para 4 de setembro, às 21h30, e 6 de setembro, às 17h00, ambos no Grande Auditório.

Recorde-se que o maestro José Eduardo Gomes, em janeiro deste ano, venceu o primeiro prémio do European Union Conducting Competition, concurso internacional de direção de orquestra que juntou cerca de 300 maestros e que se disputou em Sófia, na Bulgária. Neste mesmo concurso ganhou igualmente o troféu para “melhor interpretação Beethoven”.

Para os 67 lugares disponíveis, candidataram-se mais de uma centena de jovens instrumentistas, com formação pré-universitária ou residentes em Vila Nova de Famalicão. Este estágio de verão procura alavancar a qualidade dos jovens instrumentistas que têm neste território um dinâmico e sustentado ecossistema cultural associado ao ensino artístico especializado e ao ensino profissional de música, composto pela ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave, pelo CCM – Centro de Cultura Musical e pelo ArtEduca – Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão.

O estágio assume características que se enquadram perfeitamente na missão da Casa das Artes de Famalicão, não apenas no campo da criação artística mas na formação de públicos, sensibilizando a comunidade para a música clássica e erudita.

Para além dos concertos a 4 e 6 de setembro, na Casa das Artes, é ainda possível ver e ouvir a II Jovem Orquestra de Famalicão, no dia 5 de setembro, às 18h00, no Parque da Devesa.

Ficha técnica:

II Edição JOF – Jovem Orquestra de Famalicão

Maestro – José Eduardo Gomes

Programa:

Tchaikovsky, Abertura Fantasia “Romeu e Julieta”

António Fragoso, Nocturno

Beethoven, Sinfonia nº 5.

4 de setembro | Sexta | 21h30| Grande Auditório – Casa das Artes.

5 de setembro| sábado| 18 h00 | Parque da Devesa.

6 de setembro | Domingo|17h00| Grande Auditório- Casa das Artes

M/6

Duração: 90 min

Entrada livre até à lotação da sala, sendo necessário o levantamento prévio do bilhete que terá lugar marcado.

 

Fonte e Imagem: Município de Famalicão

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.