Telefone 925 531 897. Já conhece? Em caso de necessidade, ligue.

Séniores | Caisa cria linha de apoio social à pessoa idosa

Séniores | Caisa cria linha de apoio social à pessoa idosa

Pub

 

 

O Departamento Social da CAISA, associação sediada na freguesia de Airão e Vermil, no concelho de Guimarães, lançou hoje, 20 de julho, uma linha de apoio social à pessoa idosa e seus familiares, disponível quer para apoio social quer para esclarecimento de dúvidas aos idosos e aos seus cuidadores.

A expressão “A população idosa está cada vez mais isolada!” anda por aí cada vez mais nas bocas do povo e acaba por se fazer ouvir. Estes relatos são cada vez mais frequentes e, claro, para lá de preocuparem os familiares de pessoas idosas preocupam também os profissionais que trabalham com esta franja populacional. Assim, este núcleo de apoio aos séniores residentes na região, atento às dificuldades com que estes e as famílias se confrontam no dia a dia, decidiu meter mãos à obra e intervir, pois a pandemia de Covid-19 veio pôr a nu ainda mais as elevadas fragilidades das pessoas idosas e acentuar ainda mais as desigualdades.

Com a continuidade dos equipamentos sociais fechados, como os Centros de Dia e Centros de Convívio, ainda sem data de abertura à vista, a preocupação é crescente. Muitos idosos vêm-se a braços com o isolamento, a depressão e o acentuar de problemas de saúde, agravados pelo confinamento. O cancelamento de consultas e exames, o medo de se deslocarem a unidades de saúde e a falta de rotina e de estímulos cognitivos, tem agravado o estado de saúde dos idosos. As famílias vivem uma realidade cada dia mais difícil, sem apoios sociais e financeiros para poderem ficar em casa a cuidar dos seus familiares. Por tal, estes ficam cada vez mais sós e não poucas vezes em situações de risco.

O Departamento Social da CAISA tem vindo a agir no sentido de “minimizar os efeitos nefastos destas circunstâncias. Medidas como acompanhamento a consultas e exames, articulação com as unidades de saúde, entrega de documentação, auxílio na realização de compras, idas à farmácia, fazem parte do seu dia a dia. As visitas domiciliárias têm sido reforçadas, bem como o contacto telefónico com os idosos e os seus familiares. Nada tem sido deixado ao acaso na zona de influência da CAISA. No entanto, sabemos que ainda não é o suficiente”, assinala a associação.

Em caso de necessidade, use a linha telefónica de apoio: 925 531 897.

 

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.