A Fértil, depois de ver o seu trabalho interrompido pela pandemia, está de regresso com a sua mais recente produção “Do Mito Nasceu O Homem”. A companhia de teatro sediada em Famalicão apresenta agora um exercício que pretende explorar o conceito do mito e de como ele contribui para o pensamento humano e a sua evolução. “Do Mito Nasceu O Homem” é uma composição teatral de Carlos Neves, Neusa Fangueiro e Rui Alves Leitão.
Havendo uma forma, há também um lugar e um pensamento, logo há um mito que lhe está associado. Mas… Que, ou quem, terá nascido primeiro: o homem ou o mito?
Tal como na história do ovo e da galinha, há quem diga que poderemos nunca chegar a ter uma resposta concreta. Sabemos, no entanto, que o mito desde sempre alimentou o Homem e as suas ideias, ainda que agora menos com o desenvolvimento da ciência.
Ao longo da sua história, o homem assistiu muitas vezes ao nascimento do mito. O mito mantém-se um lugar de referência nas mais diversas culturas, mesmo nas ditas mais civilizadas. E o mito, tal como nós, nasce, desenvolve-se e acaba por morrer. Com ele, traz uma resposta que é aceite no caso de preencher os requisitos de quem quer saber. Incorpora uma dose de fé, pois leva um homem ou um povo a acreditar numa determinada explicação, ainda que a mesma possa nem sequer ser razoável.
O propósito de “Do Mito Nasceu o Homem” passa assim por permitir a reflexão sobre assuntos como a evolução e a condição humana, o desperdício e a distribuição de bens. É um espectáculo imaginativo, sem texto e com grandes influências do surrealismo, movimento artístico que já várias vezes inspirou os criadores da Fértil Cultural.
Agenda
25 de Julho – Parque de Lazer de Gondifelos, Vila Nova de Famalicão, 19h00
26 de Julho – Adro da Igreja de Abade de Vermoim, Vila Nova de Famalicão 19h00
30 de Julho – Ponte de Lima 22h00
1 de Agosto – Adro da Igreja de Arnoso Santa Maria, Vila Nova de Famalicão 19h00
2 de Agosto – Largo Sr. Dos Aflitos, Cruz, Vila Nova de Famalicão 19h00
O espetáculo destina-se a ser visto por todas as idades, sendo a entrada gratuita em todos os eventos assinalados. “Do Mito Nasceu o Homem” estreia agora, mas fica desde já disponível para itinerância no ano de 2021.
Fonte e Imagens: FC
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.
A Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e plural, é gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.
Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.
A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
Contamos consigo.
*
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.
*