Envolver os jovens nos processos de decisão relativos às políticas de juventude

Cidadania | PASEC publica ‘Radar da Participação Juvenil’

Cidadania | PASEC publica ‘Radar da Participação Juvenil’

Pub

 

 

A PASEC lançou mais uma obra pedagógica.  Desta feita, publicou o livro Radar do Protagonismo Juvenil – formas, ideias e testemunhos de territórios juvenis inteligentes dirigido a técnicos de juventude, educadores, animadores e outros agentes educativos, bem como aos jovens em geral, em que aborda as formas de participação juvenil inteligente na sociedade contemporânea.

Guia pedagógico sobre os novos modelos de participação juvenil inteligentes, o livro dá particular importância a 3 aspetos centrais: a participação dos jovens com deficiência, oriundos de minorias étnicas e refugiados; a participação dos jovens de territórios com baixa densidade populacional; o inovador método de clãs adaptado ao trabalho com jovens em especial risco de exclusão.

O livro foi lançado em multiformato – livro em papel e publicação digital – com suporte online, de modo a permitir chegar ao maior número de agentes educativos possível.

Projeto cria rede transnacional de territórios Youth Smart City

O Radar do Protagonismo Juvenil, lançado internacionalmente, é um dos produtos finais do projeto internacional Radar apoiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia. O projeto permitiu a criação da primeira Rede Transnacional de Territórios Youth Smart City (Cidades Jovens Inteligentes), territórios esses que envolvem jovens nos principais processos de decisão relativos às políticas de juventude que afetam diretamente a sua vida. São territórios que entendem a participação real e efetiva dos jovens nas dinâmicas sociais como forma de combater os flagelos de que são alvo.

Este projeto definiu como prioridades o teste e implementação de metodologias inovadoras de participação social que permitam aos jovens com poucas oportunidades reais oportunidades de participação, ação e decisão. O projeto viu a sua continuidade assegurada através da PASEC ADN. Para além do livro Radar do Protagonismo Juvenil, ficou também disponível uma plataforma online disponível através da própria plataforma web da PASEC.

Ainda ao nível do projeto, este reconheceu como Territórios Youth Smart City as cidades de Vila Nova de Famalicão, Porto de Mós e Covilhã, em Portugal, Diekirch, Echternach e Vianden, no Luxemburgo, e Varese, em Itália.

A PASEC ADN é a área de intervenção da PASEC direcionada para a intervenções e projetos em contexto escolar e no contexto artístico. É ao mesmo tempo a casa da Plataforma Radar, um centro de oportunidades para a participação juvenil.

Nasceu da necessidade de dar resposta a milhares de jovens em contexto de Educação Não Formal, Cidadania Ativa e Educação através das Artes.

Integra 7 Companhias Artísticas: Companhia de Teatro ADN, Companhia de Dança e Expressão Corporal ARENA, Companhia de Artes Visuais D’Art, Companhia de Percussão 2.90, Companhia de Música ADV; Companhia de Jogos e Atividades Lúdicas e Companhia de Escrita Criativa OUT.

Fonte e Imagens: PASEC

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.