covid-19 - pandemia - coronavírus - sars-cov-2 - máscaras - doença - pandemia - doença - transmissão - vírus

Adoção precoce de máscaras relacionada com baixas infeções por Covid-19

 

 

Os países e regiões do mundo que mostraram um maior interesse precoce no uso de máscaras faciais tiveram epidemias mais leves de Covid-19 e podem potencialmente ter contido o surto em 42 diferentes países de todo o mundo.

Os autores do estudo – investigadores da Universidade Chinesa de Hong Kong – compartilharam descobertas das suas análises de como o interesse público no uso de máscaras faciais pode ter afetado favoravelmente a gravidade das epidemias de Covid-19. “Em muitos países asiáticos como a China e o Japão, o uso de máscaras faciais durante a pandemia é omnipresente e mesmo considerado uma etiqueta de higiene, enquanto em muitos países ocidentais o seu uso no público é menos comum”, disse o médico Sunny Wong, professor associado do Departamento de Medicina e Terapêutica da Universidade Chinesa de Hong Kong.

Assim, em função dos dados recolhidos,os invesyigadores consideram ter havido uma clara correlação negativa entre a consciencialização ou aceitação geral do uso de uma máscara facial e as taxas de infeção. “Um exemplo clássico é visto em Hong Kong”, assinalou.

“Apesar da proximidade [de Hong Kong] à China continental, a sua taxa de infecção por Covid-19 é considerada modesta, com apenas 1.110 casos registados até ao momento. Isso correlaciona-se com o uso quase omnipresente de máscaras faciais na cidade (até 98,8% dos entrevistados). Padrões similares são encontrados em outras áreas asiáticas, como Taiwan, Tailândia e a Malásia”. Até ao momento, existem mais de dois milhões de casos nos EUA e mais de um milhão de casos no Brasil.

Contenção da pandemia depende sobretudo de cuidados pessoais

Embora os autores reconheçam que as máscaras faciais são vistas como importantes para retardar o aumento das infecções por Covid-19, assinalam que é difícil avaliar se esta prática é mais eficaz do que lavar as mãos ou mesmo do que a manutenção da distância social.

Como muitas regiões têm vindo a colocar em prática planos de reabertura, Sunny Wong reforça a mensagem de que o uso de máscaras faciais deve ser incentivado: “As máscaras faciais podem ajudar a retardar a propagação do Covid-19 e a um custo relativamente baixo em comparação aos recursos de saúde e número de mortos associados à pandemia”.

O médico acrescentou ainda: “Acreditamos que o uso de máscara facial, lavagem das mãos e distanciamento social são componentes importantes das medidas não farmacêuticas contra o Covid-19”.

O estudo da Universidade Chinesa de Hong Kong intitulado “Covid-19 e Interesse Público no Uso de Máscaras Faciais” foi publicado na publicação cientifica American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Imagem: Adam Niescioruk

VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.

O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Publicidade (promoções e tabelas em vigor ):

Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Contacte-nos para situações especiais.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Deixe um comentário