Gonçalo Byrne é o novo presidente da Ordem dos Arquitetos

Gonçalo Byrne é o novo presidente da Ordem dos Arquitetos

Pub

 

 

Gonçalo Byrne – líder da candidatura ‘Isto Só Lá Vai com Todos’ – é o novo Presidente do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos para o triénio 2020-2022. Os resultados da eleição, que atribuem a vitória à Lista C, foram apurados a noite passada e deverão ser confirmados e considerados definitivos até 8 de Julho. Por causa da pandemia, a Ordem dos Arquitetos tinha recomendado o voto eletrónico aos associados. O ato eleitoral começou às 12h00 de 17 de junho e acabou às 20h00 de ontem.

Ontem à noite foram conhecidos os resultados provisórios da votação de um total de 6.952 arquitectos (27, 31% dos eleitores registados no Caderno Eleitoral) que elegeram os órgãos sociais nacionais e regionais, pela primeira vez em número de sete – Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira -, da Ordem dos Arquitectos para o triénio 2020-2022.

O órgão deliberativo da Ordem, a Assembleia de Delegados, cujos membros são eleitos por círculos territoriais, coincidentes com as secções regionais, e pelo método de Hondt, é constituído por Lista A – 5 delegados, Lista B – 6 delegados, Lista C – 9 delegados e Lista D – 1 delegado.

Quem é Gonçalo Byrne?

Gonçalo Byrne nasceu em Alcobaça, em 1941. Licenciou-se em Arquitectura pela Escola de Belas Artes de Lisboa e é Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e pela Universidade de Alghero, em Itália. Em 1975, estabeleceu a sua própria prática e, em 1991, fundou o atelier Gonçalo Byrne Arquitectos.

Desde 1970, é membro da Ordem dos Arquitectos e, desde 2008, membro da Associação Italiana de Arquitectos da Província de Vicenza. Pertenceu à direcção da Secção Portuguesa da U. I. A., tendo sido delegado em assembleias mundiais e congressos desta organização. Foi diretor do Jornal Arquitectos, entre 1985 e 1987.

O reconhecido arquitecto tem exercido como docente em várias universidades internacionais, incluindo Lausanne, Harvard, Veneza, Mendrisio, Leuven, Pamplona, Milão, Kansas State University, entre outras. Gonçalo Byrne integra, ainda, com frequência, diversos júris de concursos e prémios, como por exemplo, o Mies van der Rohe Award (ano de 2017); o Prémio Vasco Vilalva, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian; o Swiss Architectural Award – BSI Architectural Foundation (do qual é membro permanente do conselho consultivo), o Premio Juana de Vega (La Coruña), entre outros.

O seu atelier é uma referência no contexto arquitectónico português como uma “segunda” escola para muitos dos seus colaboradores que, depois de saírem do atelier e estabelecerem as suas próprias práticas, se tornam co-autores de vários trabalhos com Gonçalo Byrne.

Foi diretor do Jornal Arquitetos entre 1985 e 1987 e fundou em 1991 o estúdio Gonçalo Byrne Arquitetos.

O arquiteto também lecionou em várias universidades internacionais, como por exemplo Harvard (Estados Unidos), Milão e Veneza, ambas em Itália, e Pamplona (Espanha).

Gonçalo Byrne sucede ao arquiteto José Manuel Pedreirinho na presidência da Ordem dos Arquitectos.


Fontes: OA, GBA; Imagens: OA


1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende - portugal - portugueses

Pub

Pub

Categorias: Arquitectura, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.