Sandy Kilpatrick, o músico escocês nascido em East Kilbride que adotou Famalicão para viver em 2001, está a ultimar a publicação do seu primeiro livro, que deverá ser lançado antes do final de 2020. A obra intitula-se Origins # 1 Portugal e sé uma extensão do seu último disco, o aclamado Confessions from the South, um trabalho pleno de melodia e belas orquestrações, resultado da maturidade e misticismo que ligam o autor à natureza e, em particular, a algumas das mais belas paisagens de Portugal.
O aclamado cantor começou por escrever poesia, de início secretamente, em pedaços de papel e nas costas dos bilhetes de autocarro, antes de ir estudar Literatura Americana e Inglesa, na universidade de Lancaster. Apesar de todas as contrariedades, conseguiu a nota máxima no trabalho final de curso, com um trabalho sobre o poeta Irlandês WB Yeats.
Apesar de já ter sido considerado um filósofo, produtor, poeta, compositor-letrista e herói do folk alternativo, ele prefere ver-se como escritor, um escritor que se tem dedicado principalmente a canções até agora. As suas belas canções são na maioria profundamente poéticas e granjearam-lhe muitos seguidores e amigos, de Mark Radcliffe, da BBC, e Guy Garvey, da banda Elbow, até ao incontornável escritor português Valter Hugo Mãe.
Confessions from the South, uma celebração da natureza
Em março de 2017, juntamente com a The Origins Band, Kilpatrick lançou o aclamado álbum Confessions from the South, uma homenagem às sublimes paisagens de Portugal. Trata-se de uma coleção de 10 inspiradas músicas sobre 10 lugares em Portugal que vão de Montalegre até Sagres.
A música dedicada a Ponte de Lima, Stand United With Your Brothers, distinguida por uma apresentação magistral da The Origins Band, é um apelo explícito à fraternidade e não poderia ser mais relevante para o mundo em que vivemos no momento.
Outros exemplos são Burlesque Sky, consagrada a Braga, e The Laurel Woods, é uma canção curta e inspiradora dedicada à Madeira.
Originalmente concebido como um projeto estético, destinado a celebrar a beleza da Natureza, o álbum também pode ser visto como uma forma de ativismo ambiental em que Kilpatrick coloca Natureza, Arte, e Música no centro da experiência humana. O mesmo pode ser dito do livro a ser publicado, Origins # 1 Portugal.
Viagem épica pelo coração sublime de Portugal, de castelos e penhascos traiçoeiros, rios e o profundo mar azul, a casas poéticas esculpidas em pedra, fortes, mosteiros, e magníficos teatros, Origins # 1 Portugal , publicado em edição bilingue, em português e inglês, é um aviso de que arte e natureza são centrais na nossa vida.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: SK
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.