Investimento de 1 milhão de euros pretende melhorar fluidez do trânsito pedonal e automóvel

Urbanismo | Barcelos requalifica Campo de S. José

Urbanismo | Barcelos requalifica Campo de S. José

Pub

 

 

A cidade de Barcelos tem visto nascer e tem previsto surgirem obras de reabilitação urbana um pouco por todo o seu espaço. Depois do Largo Dr. José Novais, antigo Largo dos Bombeiros, e do Mercado Municipal, em andamento, e antes ainda da muito aguardada renovação da Av. Combatentes da Grande Guerra, tiveram agora início as obras de requalificação do Largo Camilo Castelo Branco, mais conhecido por Campo de S. José, intervenção que o município barcelense deverá executar ao longo de 300 dias. A obra encontra-se orçamentada em cerca de 1 milhão de euros, sendo comparticipada em 425.000,00€ pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Barcelos (PI 6.5 – Regeneração Urbana).

O projeto de requalificação tem como principal orientação as necessidades de fluidez dos tráfegos pedonal e automóvel e a liberdade de poder circular sem obstáculos, sem conflitos e encontrando formas de lidar com o cruzamento destes fluxos com a maior segurança, para que todos participem de forma segura e em harmonia no dia-a-dia nesta importante artéria da cidade.

Nos casos em que os espaços de circulação pedonal têm de partilhar áreas, como as passadeiras ou vias partilhadas com o espaço de circulação automóvel, serão colocados pavimentos para mobilidade condicionada. Pretende-se a promoção da mobilidade suave, com espaços pedonais e bicicleta.

Estão previstos trabalhos de remoção e demolições, pavimentação pedonal, infraestruturas hidráulicas, pavimentação rodoviária, dez contentores subterrâneos e um oleão, infraestruturas elétricas e de comunicação, mobiliário urbano, material vegetal, parque infantil (junto da Capela de S. José) e um quiosque (que terá uma função dupla com instalações sanitárias para o público frequentador de parque infantil).

Na pavimentação pedonal, estão previstos todos os trabalhos relativos à circulação pedonal, incluindo a inserção de uma nova escada, com novo muro de betão armado, degraus de granito e corrimãos.

Ao nível da pavimentação rodoviária está previsto novo revestimento, equipamentos de sinalização e segurança com sinais de trânsito e sinalização horizontal, como as pinturas de pavimento que permitem ordenar e disciplinar o estacionamento e o fluxo automóvel. Os espaços verdes e arborizados serão reorganizados.

Serão realizados trabalhos de separação das redes de drenagem de água e a renovação da rede de distribuição de água potável.

Serão instaladas novas luminárias com novos sistemas de iluminação de Led’s.

O mobiliário urbano é composto de bancos de granito, papeleiras e estruturas de aparcamento de bicicletas.

Não está previsto o encerramento ao trânsito automóvel, embora possam ocorrer condicionamentos temporários em função das necessidades da obra.

 

Fonte e Imagens: TL

Fonte e Imagem: Município de Barcelos

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.