Serra d’Arga vai ser Área de Paisagem Protegida

 

 

Os municípios de Ponte de Lima, Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira vão criar a Área de Paisagem Protegida Regional da Serra d’Arga.

A Serra d’Arga constitui uma das áreas mais emblemáticas do Alto Minho; detém um património cultural singular em resultado das condições naturais e providencia um conjunto de serviços de ecossistemas que devem ser salvaguardados e potenciados. Os pontos mais altos da serra são dominados por imponentes maciços graníticos. Aí existem áreas naturais de pastagem com uma diversidade florística notável, onde se alimentam cabras, vacas e garranos, coexistindo no mesmo ecossistema o lobo, que tem aqui uma das populações mais próximas do litoral. Perto das pitorescas aldeias que se desenvolvem na transição para o xisto, existem campos de cultivo, lameiros e bosques naturais, atravessados por diversas linhas de água. Outrora, estes rios e ribeiros forneciam a energia aos moinhos, que ainda se podem observar, e onde se fazia a moagem dos cereais cultivados nos campos.

Neste contexto, e com base em estudos desenvolvidos sobre a Serra d’Arga, regista-se que o potencial natural e cultural da Serra d’Arga encontra-se atualmente em elevado risco de desparecimento. Por outro lado, através da criação da “Área de Paisagem Protegida Regional da Serra d’Arga”, surge a oportunidade de criar as condições que permitam o desenvolvimento socioecónomico sustentável da área, com especial importância na geração de benefícios para as comunidades locais e na criação de novas dinâmicas, sobretudo, associadas à exploração do território do ponto de vista turístico e das atividades de educação e sensibilização ambiental.

Desta forma, o Município de Ponte de Lima, que na última década tem vindo a incentivar este passo e apresenta como exemplo a sua experiência na gestão municipal da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, considera que “a criação da Área Protegida Regional da Serra d’Arga permitirá, no entendimento dos municípios com responsabilidade administrativa na área, obter os resultados desejados na dimensão ambiental, contribuindo para a conservação da natureza e da biodiversidade em presença na serra e por conseguinte no Noroeste Peninsular e na dimensão socioeconómica, estimulando a valorização da diversidade e da articulação territorial, a diversificação das atividades económicas e a distribuição equitativa de serviços coletivos, fundamentais para a melhoria da qualidade de vida das populações locais”.

A ideia da criação desta Área de Paisagem Protegida , e respetivos estudos de implementação, é anterior à polémica sobre a eventual exploração de lítio nesta e noutras zonas do país, embora a oposição à mineração tenha dado “outra força” ao projeto, entretanto apadrinhado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIAM)”, lembrou Victor Mendes, o autarca de Ponte de Lima, a Abel Coentrão no Público, há alguns meses atrás em momento em que se antecipava já esta decisão.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - comunidade

Fontes: Município de Ponte de Lima, Serra d’Arga, Público; Imagens: (0) Lucia Felgueiras, (1, 2) SOS Serra d’ Arga

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Deixe um comentário