VILA NOVA

Pandemia | Rui Rio questiona critérios dos ajuntamentos públicos

Pandemia | Rui Rio questiona critérios dos ajuntamentos públicos

Pub

 

 

O Presidente do Partido Social Democrata questiona os critérios do Governo e das autoridades competentes para permitir determinados “ajuntamentos” e proibir outros. “Qual será o critério para o Governo permitir ajuntamentos? Funerais, futebol, missas, discotecas, desporto em geral, não! Comícios e manifestações de esquerda, sim!”, escreveu Rui Rio, esta segunda-feira, na sua conta oficial do Twitter.

Rui Rio mostra assim o desejo de ver esclarecida a forma como são autorizadas algumas iniciativas, que juntaram centenas ou mesmo milhares de pessoas durante a fase de calamidade, quando ainda persistem alguns sinais preocupantes da propagação da Covid-19 em certas regiões, como em Lisboa e Vale do Tejo.

Pelo contrário, há determinados eventos, ajuntamentos e setores de atividade que continuam sujeitos às regras apertadas de distanciamento social. “Esperemos que o vírus entenda aquilo que mais ninguém consegue entender”, ironiza o líder do PSD.

“Ainda ficamos racistas com tantas manifestações

Além disso, mais tarde, em entrevista à TVI, sobre este mesmo assunto Rui Rio afirmou que não teria autorizado as manifestações contra o racismo durante a pandemia de covid-19 e defendeu que “não há racismo na sociedade portuguesa”.

Questionado sobre as críticas aos critérios do Governo lançadas durante o dia, Rui Rio defendeu que os ajuntamentos registados nos espetáculos no Campo Pequeno e as manifestações contra o racismo em Lisboa e no Porto “não fazem sentido e não têm coerência nenhuma”.

Sobre as manifestações que juntaram milhares de pessoas no Porto e em Lisboa, o líder do PSD afirma que entende as demonstrações nos Estados Unidos, mas, em relação a Portugal, considera-as um despropósito.

“Ainda ficamos racistas com tantas manifestações”, ironiza Rui Rio, sublinhando que se fosse primeiro-ministro não teria autorizado a manifestação.

Protesto não deveria ter sido autorizado

Questionado se Portugal não deveria ser solidário com acontecimentos deste tipo noutros países, o líder do PSD respondeu: “Podemos e devemos, mas não, em minha opinião, numa manifestação daquela natureza neste momento”.

Rio afirmou ainda que se dependesse dele a manifestação não teria tido lugar, embora compreenda a dificuldade de as autoridades atuarem num protesto com aquele objetivo. “Acho que não atuaram bem”.

À pergunta se não teria autorizado o protesto, foi claro: “Isso não, não é coerente”.

 

Fontes: PSD, TVI; Imagem: PSD

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categorias: Política

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.