O FC Famalicão defrontou esta noite o Gil Vicente, em Barcelos, tendo acabado de vencer a partida com um resultado brilhante: 1-3. Ao intervalo, o FC Famalicão já vencia por 0-2. O resultado não espelha, no entanto, as dificuldades colocadas pelo adversário.
O FC Famalicão, na abertura da 26.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, igualou o Sporting, num jogo em que se estrearam as cinco substituições. Com a vitória de hoje, o Famalicão está no 5º lugar do Campeonato, com 43 pontos, os mesmos que o Sporting, quarto classificado com menos um jogo, enquanto o Gil Vicente somou a segunda derrota consecutiva e se encontra em 10.º lugar, com 30 pontos.
Os autores dos golos do FC Famalicão foram Fábio Martins (12′); Diogo Gonçalves (42′) e autogolo de Banguera (90+1′). Pelo Gil Vicente, marcou Hugo Vieira (78′).
Fábio Martins, um dos heróis desta importante vitória em Barcelos, declara na sua página de facebook, estar “feliz por ajudar a equipa a conquistar mais três pontos importantes”.
A equipa de João Pedro Sousa vence pela segunda vez consecutiva na retoma do Campeonato, após ter derrotado o FC Porto. Com esta vitória, o clube está definitivamente na luta por um lugar europeu.
Jogo difícil
“Entramos bem no jogo. Conseguimos marcar cedo. O primeiro golo fez-nos muito bem, mas não conseguimos a partir daí desmontar a pressão do Gil Vicente”, destacou o técnico famalicense. “Felizmente chegamos ao segundo golo. Terminamos a primeira parte confortáveis no resultado e no jogo. Na segunda parte teríamos mais oportunidade para respirar e descansar, mas infelizmente isso não aconteceu. O Gil Vicente não nos deixou fazê-lo e sofremos um golo. No entanto, a equipa deu uma resposta segura e madura num momento delicado do jogo e conseguimos fazer o 3 – 1 e matar o jogo. Este não foi, de longe, um dos melhores jogos que fizemos.
Ambição
Vitória histórica? João Pedro Sousa esfria um pouco do entusiasmo que se possa fazer sentir levando a um desnorte sobre os objetivos da equipa. “Gostamos de vencer, temos uma ambição grande. No nosso balneário não falamos na Europa, falamos isso sim no próximo jogo e no próximo resultado. Treino a treino, jogo a jogo, importa é o jogo seguinte. Reiniciamos o Campeonato de forma muito positiva, mas o campeonato é muito competitivo e vamos ter jogos muito difíceis até ao final. O nosso foco está no próximo jogo: o Sp. de Braga. Vamos recuperar deste jogo, analisá-lo, recuperar e preparar o próximo. O nosso objetivo é vencer o próximo jogo. Isso vai-nos permitir chegar a outro lugar eventualmente ou manter o lugar em que estamos”.
Obs: Artigo atualizado em 10062020, 10h02, com inclusão de informação genérica sobre o jogo e classificação dos clubes e declarações do técnico João Pedro Sousa.
Fontes: FCF, GVFC; Imagens (0, 1, 2) FCF, (3) GVFC
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.
A Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e plural, é gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.
Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.
A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
Contamos consigo.
*
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.
*