notícia . análise . contexto . opinião

Assinado protocolo de colaboração para colocação de unidade na Praça Luís de Camões

Mobilidade | Póvoa de Varzim vai ter primeiro posto de carregamento da Mobilectric muito em breve

Mobilidade | Póvoa  de Varzim vai ter primeiro posto de carregamento da Mobilectric muito em breve

Pub

 

 

O Município da Póvoa de Varzim, representado pelo seu Presidente, Aires Pereira, e a Mobiletric, representada por João Matos Gomes, assinaram hoje, 4 de junho, ao início da tarde, no edifício dos Paços do Concelho, um Protocolo que visa a instalação de postos de carregamento de automóveis elétricos.

Em breve, será instalado um primeiro posto de carregamento desta empresa na Praça Luís de Camões, dotado com dois pontos de carregamento rápido de 50 Kva. A colocação destes postos de carregamento visa facilitar a mudança para a mobilidade elétrica que se apresenta como o futuro próximo do automóvel.

O Município poveiro deverá garantir, ou diligenciar no sentido de se garantir, os seguintes aspetos:

  • disponibilizar o espaço público na Praça Luís de Camões para instalação de dois postos de carregamento do tipo rápido destinado ao carregamento de viaturas elétricas;
  • atribuir à Mobiletric a licença de utilização privativa em espaço público dos lugares de estacionamento necessários e respetivo posto de carregamento durante o período inicial de 5 anos;
  • atribuir à Mobiletric a isenção do pagamento da taxa municipal de ocupação da área de domínio público durante o período de vigência do Protocolo e ainda colaborar no período de execução dos trabalhos de instalação dos postos no que concerne à coordenação do policiamento e instalação da sinalização vertical e horizontal do parqueamento dedicado;
  • fiscalizar, através dos serviços de fiscalização autárquica ou Polícia Municipal, o uso indevido ou abusivo dos espaços designados para abastecimento nos postos de carregamento.

A Mobiletric, empresa especializada no fornecimento de soluções de carregamento para carros elétricos (postos de carregamento rápidos e semi-rápidos), por seu turno, utilizando a sua experiência e conhecimentos técnicos, obriga-se a:

  • instalar e operar dois postos rápidos de baterias de viaturas elétricas na referida localização. O posto de carregamento indicado no ponto anterior deverá ser capaz de carregar dois veículos simultaneamente;
  • suportar todos os custos da instalação, incluindo os decorrentes do fornecimento de energia elétrica durante toda a vigência do Protocolo e no âmbito das condições de comercialização em vigor.
  • operar e explorar os postos de carregamento, cumprindo com zelo, diligência e solidariedade institucional as suas obrigações no âmbito do presente Protocolo e enquanto operador de mobilidade elétrica devidamente licenciado.

Fonte: Município da Póvoa de Varzim; Imagens: (0) Francisco Neves, (1, 2) Município da Póvoa de Varzim

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

 

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.