Fibrenamics quer dar forma ao futuro com materiais sustentáveis

 

Depois da uma primeira edição, em 2019, marcada pelo sucesso, o Workshop Internacional da Fibrenamics está de regresso. “Shaping the Future with Sustainable Materials — Opportunities after the Pandemic” é o tema da 2ª edição do Workshop Internacional promovido pela Fibrenamics, a plataforma internacional da Universidade do Minho para o desenvolvimento de produtos com base em fibras e compósitos, que irá decorrer a 3 de junho, entre as 9.30h e as 16h00.

O mundo está a mudar. Num momento em que diversos estudos apontam para um consumo mais pausado e consciente face à emergência de saúde pública que o mundo enfrenta, os materiais sustentáveis apresentam-se como um recurso de excelência e voltam a captar a atenção da comunidade científica e da indústria, nomeadamente no caso do setor têxtil e do vestuário, através do uso de tecidos sustentáveis como o linho, cânhamo e algodão orgânico.

As fibras naturais criam tecidos sustentáveis e são as opções mais ecológicas. Neste sentido, e com o objetivo de perceber as oportunidades que estes materiais reservam para o futuro da sociedade, este workshop a Fibrenamics – agência internacional de Investigação & Desenvolvimento da Universidade do Minho, vai reunir investigadores, professores, técnicos e empreendedores do setor das fibras sustentáveis, tentando perceber que oportunidades nos reservam estes materiais e dando a oportunidade a todos os participantes de interagir com os oradores e esclarecer dúvidas sobre o seu negócio ou atividade.

O workshop irá decorrer em formato digital e a inscrição é gratuita, mas obrigatória. A língua oficial do evento será o inglês.

“A atual pandemia de Covid-19 veio reforçar a importância de um desenvolvimento mais sustentável, em harmonia com a natureza, respeitando-a, preservando-a e, sobretudo, aprendendo com ela. Em 2019, reunimos 150 académicos e empresários para falarmos sobre as oportunidades de inovação com base em fibras naturais, mas este ano, e pela situação que enfrentamos, temos noção que é um tema premente”, explica Raul Fangueiro, Coordenador da Fibrenamics. “Estes materiais assumem particular importância pelo facto de serem provenientes de fontes renováveis e de se biodegradarem no final do ciclo de vida, com impacto ambiental extremamente baixo”, reforça o professor da Universidade do Minho.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

Fontes: Fibrenamics, Mama Minimalist; Imagem: Fibrenamics

Imagens: STUDYOU

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

*

Deixe um comentário