Que oportunidades estarão reservadas ao futuro dos tecidos sustentáveis, como o linho, o cânhamo e o algodão orgânico?

Fibrenamics quer dar forma ao futuro com materiais sustentáveis

Fibrenamics quer dar forma ao futuro com materiais sustentáveis

Pub

 

Depois da uma primeira edição, em 2019, marcada pelo sucesso, o Workshop Internacional da Fibrenamics está de regresso. “Shaping the Future with Sustainable Materials — Opportunities after the Pandemic” é o tema da 2ª edição do Workshop Internacional promovido pela Fibrenamics, a plataforma internacional da Universidade do Minho para o desenvolvimento de produtos com base em fibras e compósitos, que irá decorrer a 3 de junho, entre as 9.30h e as 16h00.

O mundo está a mudar. Num momento em que diversos estudos apontam para um consumo mais pausado e consciente face à emergência de saúde pública que o mundo enfrenta, os materiais sustentáveis apresentam-se como um recurso de excelência e voltam a captar a atenção da comunidade científica e da indústria, nomeadamente no caso do setor têxtil e do vestuário, através do uso de tecidos sustentáveis como o linho, cânhamo e algodão orgânico.

As fibras naturais criam tecidos sustentáveis e são as opções mais ecológicas. Neste sentido, e com o objetivo de perceber as oportunidades que estes materiais reservam para o futuro da sociedade, este workshop a Fibrenamics – agência internacional de Investigação & Desenvolvimento da Universidade do Minho, vai reunir investigadores, professores, técnicos e empreendedores do setor das fibras sustentáveis, tentando perceber que oportunidades nos reservam estes materiais e dando a oportunidade a todos os participantes de interagir com os oradores e esclarecer dúvidas sobre o seu negócio ou atividade.

O workshop irá decorrer em formato digital e a inscrição é gratuita, mas obrigatória. A língua oficial do evento será o inglês.

“A atual pandemia de Covid-19 veio reforçar a importância de um desenvolvimento mais sustentável, em harmonia com a natureza, respeitando-a, preservando-a e, sobretudo, aprendendo com ela. Em 2019, reunimos 150 académicos e empresários para falarmos sobre as oportunidades de inovação com base em fibras naturais, mas este ano, e pela situação que enfrentamos, temos noção que é um tema premente”, explica Raul Fangueiro, Coordenador da Fibrenamics. “Estes materiais assumem particular importância pelo facto de serem provenientes de fontes renováveis e de se biodegradarem no final do ciclo de vida, com impacto ambiental extremamente baixo”, reforça o professor da Universidade do Minho.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

Fontes: Fibrenamics, Mama Minimalist; Imagem: Fibrenamics

Imagens: STUDYOU

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.