A ENGENHO – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este – celebrou, na passada quarta-feira, dia 27 de maio, o seu 26º aniversário. Apesar dos fortes condicionamentos decorrentes da aplicação do Plano de Contingência aplicado, para proteção de todos, nesta instituição que trabalha sobretudo com séniores e crianças, a Instituição conseguiu encontrar breves momentos para assinalar a data em cada um dos seus departamentos.
Manuel Augusto de Araújo, o presidente da direção, aproveitou a ocasião para assinalar que, “neste tempo duro e difícil, têm sido os nossos colaboradores que, na linha da frente do combate aos contratempos vividos nos diversos equipamentos sociais da instituição, têm mantido o ânimo e coragem” entre a comunidade.
“Os momentos são de crise e, neste tempo, temos feito das tristezas coragem. O nosso compromisso continua e deve ser fortalecido nos momentos difíceis. Com todos e para todos”. Manuel de Araújo reforça a mensagem nas redes sociais, orgulhoso daqueles com quem pode contar. “Louvamos e agradecemos a todos os que têm defendido e apoiado esta causa”.
A ENGENHO, no decorrer desta crise e com base num plano de contingência robusto em todos os seus serviços, mantém em funcionamento o Lar, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia com serviço ao domicílio, Creche, Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social e Pré- Escolar, que será reaberto no próximo dia 1 de junho.
Para este responsável, “nesta crise que enfrentamos, e na qual a ENGENHO tem cumprido com muito esforço a sua missão ao serviço das comunidades, é fundamental que todos se concentrem no essencial, pois impõe-se capacidade de organização, ação, determinação e sentido de responsabilidade individual e coletiva”. Não obstante, Manuel de Araújo referiu ainda que deverá chegar um momento em que será necessário “refletir, debater, mudar e aprender”. Daqui para a frente, “tudo será diferente e que seja para melhor”, acrescentou.
Atendendo às circunstâncias do momento, a ENGENHO cancelou a organização da sua habitual Festa Comunitária, momento de encontro, no último domingo de maio, de dirigentes, colaboradores, associados, autarcas, parceiros e amigos. Como sempre, estavam previstas diversas iniciativas, uma das quais de substancial relevo. Tratando-se a presente edição da Festa de Encerramento das Comemorações dos 25 anos da Associação, iria ser concretizada a apresentação e lançamento do livro “ENGENHO – 25 ANOS – Um Projeto e uma Obra”, que inclui, para lá de um retrato histórico circunstanciado, alguns testemunhos e uma mensagem de abertura de Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da República, este livro cuja edição resulta agora adiada.
Fundada a 27 de Maio de 1994, a ENGENHO surgiu com base num compromisso, tendo em vista a promoção e o desenvolvimento comunitário das populações do Vale do Este, o seu território de intervenção prioritário.
Aproveitando e potenciando as caraterísticas e vivências do mundo rural, as relações de boa vizinhança e um forte sentimento de solidariedade, a ENGENHO arquitetou um projeto para resolver problemas comuns.
Através das suas diferentes respostas sociais, serviços e dinâmicas, a ENGENHO tem dado um forte contributo a favor da coesão social, sustentabilidade territorial e defesa do bem comum, privilegiando sempre o primado da pessoa humana e a sua condição.
Fonte e Imagens: ENGENHO
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: Engenho
**
VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.
Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.
*