Nova unidade industrial de serralharia empregará cerca de 200 trabalhadores

Indústria | Aprovada declaração de interesse municipal para investimento da Tryba e Caixiave em Ribeirão

Indústria | Aprovada declaração de interesse municipal para investimento da Tryba e Caixiave em Ribeirão

 

 

O grupo francês Atrya, mais conhecido pela sua marca Tryba, fabricante de caixilharias para portas e janelas, constituído por empresas francesas e portuguesas, entre as quais a famalicense Caixiave, por sua vez fabricante líder no mercado ibérico em janelas e portas eficientes de PVC e que está na vanguarda da indústria europeia deste tipo de sistemas, vai criar cerca de 200 novos postos de trabalho em Vila Nova de Famalicão. Reunindo duas das maiores empresas europeias no fabrico, comercialização e montagem de caixilharia, o grupo vai avançar com a construção de raiz de uma nova unidade industrial na freguesia de Ribeirão.

No ano passado, o Groupe Atrya, que detém as marcas Tryba, Le Vérandier, Menuiserie Thareaut, Norba Suisse, Tryba Energy adquiriu 49% do grupo português Caixiave à família fundadora da empresa. A Caixiave já tem uma fábrica com 18.000 m2 em Ribeirão, com 250 empregados e com um volume de negócios que ascende aos 30 milhões de euros. O grupo é líder no mercado ibérico de portas e janelas em PVC.

Em França, Atrya é um grupo alsaciano que decidiu investir numa estratégia de desenvolvimento europeu. Atualmente já tem cerca de 100 milhões de euros de volume de negócios fora da França, nomeadamente na Suíça, na Bélgica e na Itália. Fundada em 1980 por Johannes Tryba, que ainda é o atual Presidente do grupo, em 40 anos, a Atrya tornou-se num dos líderes europeus da caixilharia.

O investimento do grupo no concelho famalicense ronda os 50 milhões de euros e foi hoje classificado pelo executivo liderado por Paulo Cunha como um projeto empresarial de interesse municipal ao abrigo do regulamento Made 2IN.

Autarquia concede apoio ligeiramente superior a 300.00 euros

Com esta declaração de interesse público municipal o grupo é contemplado com a concessão de um apoio ao investimento no valor de 309 mil euros, com um conjunto de benefícios de natureza fiscal previstos no regulamento Made 2IN, nomeadamente, ao nível do IMI, IMT e na redução das taxas de licenciamento das operações urbanísticas.

A nova unidade industrial ficará instalada na Rua do Sol Poente, em Ribeirão, e será composta por duas naves industriais. A fase de execução do projeto deverá arrancar em breve.

O Regulamento Made 2IN está em vigor desde finais de 2014 e até setembro de 2019 tinham sido aprovados 55 projetos empresariais de interesse municipal que representaram um investimento global de quase 190 milhões de euros e a criação de mais de mil postos de trabalho.

Em abril do ano passado o regulamento passou a ter novos critérios de classificação, passando, por exemplo, a dar mais ênfase ao emprego criado e à sua qualidade do que ao montante de investimento realizado.

Fontes: Município de Famalicão, Blogue do Minho, Lusojornal; Imagens: Município de Famalicão

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Categories: Economia

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.