A pessoa
O Fernando é uma pessoa querida em todo o lado. Continuo a achar incrível como é que ele – tendo tanto trabalho e uma família numerosa – consegue sempre encontrar tempo para abraçar mais um projecto, sempre disposto a participar e ajudar, quase sempre de forma completamente voluntariosa. É inteligentíssimo e curioso. É amigo dos amigos.
O trabalho e a criação
É professor de Robótica na Universidade do Minho e co-organizador do Festival de Robótica. Leva frequentemente o nome de Guimarães pelo mundo fora, organizando e participando em inúmeros eventos de robótica, sendo o RoboCup o mais importante – campeonatos de futebol para robôs (amazing!) – é vice-residente da instituição mundial RoboCup Federation.
Empresta o seu talento às Danças de S. Nicolau, ao grupo Vimaranes, à Outra Voz, ao Re-Food e até aos escuteiros. Todos os anos em dezembro promove uma iniciativa (com os seus alunos e o grupo de robótica) que visa recolher brinquedos electrónicos danificados – através de dádivas – consertando-os e adaptando-os para utilização por crianças com paralisia cerebral; os brinquedos não passíveis de ser adaptados são consertados e oferecidos a instituições que acolhem crianças desfavorecidas. Inscreve-se todos os anos como figurante e actor na Feira Afonsina, é membro activo de várias associações culturais (pertence à direcção da Sociedade Martins Sarmento), sendo um forte promotor da cultura.
Em todos os locais do mundo onde esteve (e são muitos) tira sempre a fotografia da praxe, com a bandeira do seu Vitória Sport Club.
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*