Programa prepara jovens famalicenses para a cidadania global

Ensino | ‘Ser Europa’ celebra Dia da Europa com semana de reflexão em Vila Nova de Famalicão

Ensino | ‘Ser Europa’ celebra Dia da Europa com semana de reflexão em Vila Nova de Famalicão

Pub

 

 

Na semana em que se comemora o Dia da Europa, a 9 de maio, o programa famalicense Ser Europa assinala a efeméride com uma semana de reflexão dedicada ao tema “A participação juvenil em tempos de distanciamento social“.

Nos dias 7, 8, 9 e 10 de maio terão lugar 19 fóruns de discussão, em formato online, através de plataformas web que envolverão mais de 300 jovens integrados no programa Ser Europa, do 8º ao 12º ano, dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Profissionais do concelho famalicense.

Serão fóruns de discussão de 60 minutos em que serão discutidos os deveres e direitos dos jovens europeus no atual contexto, as mudanças a que foram obrigados e os ajustamentos que estão a ser feitos e que cada um teve que passar. Posteriormente, estes fóruns de discussão darão origem a um documento comum que será partilhado com as associações de estudantes do concelho de Vila Nova de Famalicão.

Os debates serão orientados pelos técnicos do programa Ser Europa, professores convidados e antigos jovens do programa que se encontram agora a trabalhar ou na Universidade e são considerados modelos de envolvimento social. Em alguns grupos estarão presentes jovens que estão em Portugal a fazer Serviço Voluntário Europeu e envolvidos em projetos do Corpo Europeu de Solidariedade.

Nas palavras do vereador da Educação, Leonel Rocha, “é fundamental que no atual contexto de pandemia, em que se exigem respostas europeias ao nível da solidariedade entre países, que os jovens sejam envolvidos e auscultados.”

Apesar da atual situação de confinamento, o programa Ser Europa manteve a sua capacidade de resposta em pleno. Todos os grupos de capacitação do projeto que trabalham a partir dos princípios da Pedagogia Participativa e Educação para a Cidadania Global continuam a reunir de forma semanal a partir das plataformas online. Assistiu-se, inclusive, a uma maior participação dos jovens a quem o projeto chega.

Este programa, promovido pelo pelouro da Educação da Município de Famalicão, tem vindo a ser aplicado em articulação com os agrupamentos de escolas, escolas profissionais e restantes parceiros institucionais do programa.

Fonte e Imagem: CM VNF

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.