Campanha ‘SOS Comunidades Ciganas’ visa ajudar a combater crise sanitária

Saúde | Barcelos entrega kits de proteção contra Covid-19 a famílias carenciadas

Saúde | Barcelos entrega kits de proteção contra Covid-19 a famílias carenciadas

Pub

 

 

Porque a pobreza não é ficção, precisa de ação!

A campanha SOS Comunidades Ciganas, que visa apoiar famílias carenciadas no combate à pandemia de Covid-19, vê ser aplicados em Barcelos alguns dos primeiros frutos da sua ação.

“Porque a pobreza não é ficção, precisa de ação!” é o mote da Rede Europeia Anti-Pobreza para a sua campanha SOS Comunidades Ciganas, neste momento em curso, de que Salvador Sobral tem sido um rosto visível e empenhado. O objetivo desta campanha é angariar fundos para a aquisição de kits de higiene para ajudar a combater a pandemia no interior destas comunidades, com alguma frequência entre as mais pobres de Portugal.

A entrega de kits de higiene a 37 famílias residentes no concelho de Barcelos, adquiridos com verbas angariadas ao abrigo da campanha SOS Comunidades Ciganas, decorreu a 5 de maio, no Centro Social Abel Varzim, em Cristelo.

Os ‘kits‘ compostos por máscaras, luvas, álcool, sabão, toalhitas desinfetantes e lixívia servem para auxiliar as famílias que vivem em acampamentos e barracas, sem acesso a água, luz e a uma habitação digna, sendo as que mais necessitam de proteção face à pandemia.

Na entrega dos kit´s, Armandina Saleiro, a vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, afirmou “a importância da adoção de novos comportamentos sociais e boas práticas para a contenção da propagação da Covid-19“.

Na ocasião, Armandina Saleiro não deixou de alertar para a responsabilidade individual no combate à doença. Alertou e sensibilizou, ainda, por isso, para a necessidade de a comunidade de etnia cigana estar atenta “aos riscos associados a algumas práticas comuns no seu dia a dia, desaconselhando deslocações em grupo, quer seja nas idas ao supermercado e ao hospital, quer seja no caso de quem vive em barracas e que tem por hábito utilizar os balneários públicos em simultâneo com várias pessoas do mesmo agregado familiar”.

A campanha SOS Comunidades Ciganas, lançada pela Rede Europeia Anti-pobreza Portugal encontra-se a desenvolver trabalho junto de famílias e comunidades residentes em nove concelhos portugueses – Barcelos, Beja, Braga, Elvas, Guarda, Fundão, Mourão, Viseu e Porto. Com esta campanha, lançada a 9 de abril, pretende ajudar a travar a pandemia, atribuindo kits de segurança e higiene às comunidades ciganas, sobretudo às famílias que vivem em acampamentos e barracas e em condições de higiene que colocam em risco a saúde individual e comunitária.

Calcula-se que existam atualmente 24.210 portugueses ciganos em território nacional.

Caso pretenda colaborar com a campanha pode efetuar o respetivo donativo através de transferência bancária para a conta da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza, com o IBAN: PT50 0036 0030 99101729793 88.

Fontes: CM BCL, EAPN

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.