“Para vencer as adversidades causadas por esta pandemia, temos que assumir a responsabilidade de cuidarmos uns dos outros“. Não apenas por essa razão, mas também porque a Escola, como a conhecíamos até aqui, teve de ser reinventada: em casa, através do computador, do tablet ou do telemóvel.
“Em tempos de pandemia e com as restrições de contato social, não restam alternativas” e, embora não existam “soluções perfeitas”, de facto “estamos perante um desafio”.
Há um caminho a percorrer, que tem de ser feito lado a lado e envolvendo toda a comunidade educativa, não esquecendo nesse percurso os seus elementos mais frágeis, os alunos oriundos de grupos sociais mais desfavorecidos.
Foi a pensar nisso que a Associação de Pais de Pedome, em parceria com Luís Vasconcelos, membro do movimento Teach for Portugal do Agrupamento de Escolas de Pedome, criou uma campanha solidária de recolha de equipamentos informáticos.
A falta deste material impede que muitas crianças tenham acesso a recursos que precisam para continuar a aprender. Ao todo são cerca de 1.600 alunos de escolas básicas e secundárias em Vila Nova de Famalicão, Braga, Guimarães, Lousada, Porto e Vila Nova de Gaia, concelhos onde a Teach for Portugal desenvolve a sua intervenção através do programa Student Keep.
“Não aceitamos que as desigualdades sejam catalogadas como destino e que alguns alunos fiquem para trás por condições de origem”, salienta a associação, manifestando preocupação com os alunos que representa.
“Fazer o bem faz bem!“, pelo que lança um desafio:
“Tem um computador, desktop, um tablet, um smartphone que já não usa mas que está em perfeitas condições? Ajude-nos ajudar!”
Coronavírus | Quarentena a Bulir: Computadores, procuram-se!
Os equipamentos serão depois distribuídos a alunos que pertençam a agregados familiares vulneráveis, permitindo-lhes assim o acompanhamento efetivo de aulas não presenciais e a realização de avaliações à distância.
“Unidos vamos conseguir mudar o rumo a esta história!“, conclui a associação.
A Associação de Pais de Pedome continua empenhada em prosseguir o trabalho que tem vindo a desenvolver. “Longe mas perto, continuamos disponíveis“.
Se estiver disposto a colaborar, envie um email para apaispedome@gmail.com que a associação tratará de tudo.
Obs: Artigo editado em 30042020, 16h26, com informação relativa à ação da Teach for Portugal.
Fonte e Imagens: AP Pedome
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.
A Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e plural, é gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.
Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.
A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
Contamos consigo.
*
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.
*