Barcelos adquire 200 computadores para alunos carenciados

 

 

Barcelos vai adquirir e distribuir 200 computadores com acesso à internet pelos alunos carenciados do Pré-escolar e do 1.º Ciclo de Ensino Básico no sentido de assegurar o acesso ao ensino à distância a todos os alunos do concelho.

Os agrupamentos escolares, em estreita colaboração com o Município de Barcelos, farão a distribuição e entrega temporária aos alunos sinalizados como prioritários em termos de vulnerabilidade social e risco de abandono escolar, até ao final do presente ano letivo.

Devido ao encerramento das escolas, provocado pelas medidas de contenção da propagação da pandemia do Covid-19, tornou-se necessário adaptar as metodologias educativas a um ensino à distância, através de equipamentos informáticos com ligação à internet.

Parte dos trabalhos escolares são enviados pelos docentes aos alunos via email e, por outro lado, o Município disponibilizou aos alunos, no início do ano letivo, um conjunto de ferramentas educativas, como a plataforma Mais Cidadania, que contêm um conjunto de conteúdos pedagógicos destinados ao pré-escolar e ao 1.º ciclo, aos quais só é possível o acesso via web.

Para que a todos os alunos seja dada a possibilidade de aceder a estes conteúdos online, garantindo, assim, o direito universal à educação, o Município vai adquirir os computadores equipados com internet, que passarão a integrar o património informático das escolas do pré-escolar e do 1.º ciclo do concelho.

As escolas começaram a a fazer o levantamento dos dados indispensáveis ao suprimento destas necessidades, através dos professores titulares de turma. Estes recolheram os dados necessários e prevê-se que muito em breve comecem a entregar os equipamentos aos alunos a quem os mesmos se destina. À data, os equipamentos encontram-se ainda por entregar.

Fonte e Imagem: Município de Barcelos

**

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

Deixe um comentário