Universidade do Minho, NOS e Efacec entre as instituições e empresas envolvidas

Tecnologia | MIT Portugal financia projetos de investigação para a Transformação Digital e Sustentabilidade das Cidades

Tecnologia | MIT Portugal financia projetos de investigação para a Transformação Digital e Sustentabilidade das Cidades

 

 

O Programa MIT Portugal vai apoiar, com um financiamento de 12,2 milhões de euros, 4 projetos de investigação nas áreas da Transformação Digital e das Cidades Sustentáveis.

NOS, EFACEC, Zenithwings e Ubiwhere são as empresas nacionais que vão liderar os projetos em parceria com entidades do sistema científico e tecnológico nacional, com instituições de investigação das Universidades do Minho, Porto, Coimbra, Lisboa e o Massachusetts Institute of Technology (MIT – EUA).

Dedicados às áreas da Transformação Digital e Cidades Sustentáveis, incluindo redes de comunicação, envolvendo comunicações 5G e processos inovadores de transformação digital, os projetos “enquadram-se nas novas áreas científicas da parceria com o MIT” e constituem “desafios societais que serão respondidos através de investigação de excelência, envolvendo empresas e investigadores de múltiplas instituições”, refere Pedro Arezes, Diretor Nacional do MIT Portugal.

Estes projetos, de dimensão significativa, “são estabelecidos em parceria com investigadores de topo de uma das mais prestigiadas universidades mundiais e permitirão darmos um passo relevante para a internacionalização e reforço da estrutura científica e tecnológica nacional”, reforça o Diretor Nacional do MIT Portugal.

 

Os 4 projetos selecionados representam um investimento total de 12,2 milhões de euros para os próximos 3 anos, dos quais 5,7 milhões de euros são financiados pelo Programa COMPETE 2020; 1,7 milhões de euros pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT); 2,7 milhões de euros financiados pelo MIT e 2,1 milhões de euros pelas empresas portuguesas.

Além das áreas da Transformação Digital e das Cidades Sustentáveis, o Programa MIT Portugal atua em áreas de relevância internacional emergentes, como as Alterações Climáticas e os Sistemas Terrestres (Oceanos e Espaço). “São áreas em crescimento no nosso programa e nas quais estamos a apostar”, refere a Codiretora Nacional do MIT Portugal, Zita Martins.

Este concurso foi lançado pelo Compete 2020, pela Agência Nacional de Inovação e pela FCT no âmbito da iniciativa “Go Portugal – Global Science and Technology Partnerships Portugal” patrocinadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, uma iniciativa que inclui outras parcerias internacionais, e que resultou num total de 25 projetos selecionados.

Parceria tecnológica de grande relevo para Portugal

O Programa MIT Portugal é uma parceria estratégica internacional que reúne centros de investigação e universidades Portuguesas, o Massachusetts Institute of Technology (MIT – EUA), o governo Português, parceiros da indústria e instituições não académicas. O Programa estimula o investimento em ciência, tecnologia, inovação e educação superior, para alavancar o desenvolvimento e a competitividade económico-social do país.

Foi a partir do Ministério da Ciência e Tecnologia que, em 2006, se iniciaram os primeiros contactos para o estabelecimento do Programa MIT Portugal que ao longo destes anos tem contribuído para colocar Portugal na rota principal da investigação científica. Em 2018 o programa foi renovado para uma nova fase (2018-2030) com intuito de dar resposta aos desafios que o mundo enfrenta em áreas estratégicas de investigação e inovação, de relevância internacional emergentes, nomeadamente: Alterações Climáticas; Sistemas Terrestres (Oceanos e Espaço); Transformação Digital; Cidades Sustentáveis; todas elas com abordagens e metodologias ancoradas em ciência de dados

Fonte: MIT

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Categories: Agenda, Política

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.