Para lá das ofertas destinadas a Portugal e Espanha, centro de investigação de Braga desenvolve testes de diagnóstico e rastreio

INL fabrica viseiras de proteção para doar a instituições

INL fabrica viseiras de proteção para doar a instituições

Pub

 

 

O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, laboratório de investigação, com sede em Braga, cujo principal objectivo é utilizar a nanotecnologia e a nanociência para dar resposta aos principais desafios da sociedade, está neste momento a utilizar os seus equipamentos de corte a laser para produzir viseiras de proteção para combater a Covid-19. Objetivo: oferta a várias instituições públicas e sociais de Portugal e de Espanha.

Já esta semana, está a ser distribuído um primeiro lote de 1200 unidades para: Hospital de Braga, Hospital de Guimarães, Azylo de São José (Braga), Bombeiros Voluntários de Braga, Projeto Homem – Braga, Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana, Hospital de Vigo (Vigo, Espanha) e Lar das Esclavas de La Virgen Dolorosa (Pontevedra, Espanha).

O desenho da máscara, em policarbonato, resulta da última de três adaptações feitas pelo INL para ser simples de fabricar, montar, e desinfetar, tendo também sido feito um vídeo legendado em Português, Espanhol e Inglês, com as instruções de montagem das viseiras, que são entregues desmontadas e já desinfetadas.

Nas próximas semanas, o INL vai manter a produção de viseiras, a uma média de 500 unidades por dia, para doar a instituições com maiores necessidades de proteção pessoal contra o novo coronavírus.

Tendo em conta que o INL é um laboratório criado por iniciativa de Portugal e de Espanha, estão a ser consideradas instituições de ambos os países como destinatárias das viseiras de proteção, com uma atenção particular ao concelho de Braga – onde o INL tem a sua sede – e também por ser aquele que apresenta o sexto maior número absoluto de pessoas infetadas com a COVID-19 em Portugal (dados de 13 de Abril).

Para além desta ação, o INL está a proceder à validação de testes para a deteção da infeção pelo novo coronavírus em cerca de 30 minutos com recurso a uma gota de sangue, em colaboração com a Escola de Medicina da Universidade do Minho, tendo também submetido um projeto internacional de investigação para o desenvolvimento de um kit de diagnóstico rápido da doença em resposta ao apelo lançado pela União Europeia.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

Imagem: INL

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Braga, Ciência, Pandemia, Saúde

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.