Contactos online e telefónicos substituem comparências pessoais

Comunidade | Em tempos de crise, PASEC mantém respostas sociais

Comunidade | Em tempos de crise, PASEC mantém respostas sociais

Pub

 

 

Tendo em conta a nova realidade desencadeada pela Covid-19, a PASEC adaptou todas as respostas sociais de modo a manter as respostas de proximidade de todos os dias. Para lá da PASEC Advantage, que obriga a equipa pedagógico ao trabalho direto com grupos de jovens e adultos com deficiência, única resposta social suspensa, tem sido possível, até ao momento, manter todas as respostas sociais oferecidas pela associação de Antas, Vila Nova de Famalicão.

No âmbito da PASEC IN Group, todos os grupos juvenis da PASEC, sem exceção, continuam a reunir em formato videoconferência, semanalmente, através dos meios online. Só entre os dias 16 e 26 de março tiveram lugar 179 reuniões online que envolveram 1477 jovens.

A PASEC Habitat, Escola de Adultos, manteve as suas aulas e acompanhamento de proximidade com quase todos os adultos envolvidos. Semanalmente os formadores ligam a cada adulto para fazer o ponto de situação e, nos casos em que tem sido possível, evoluir com aulas online.

A PASEC ADN através das Companhias Artísticas da PASEC manteve a sua ação social e cultural. Os ensaios da Companhia de Teatro ADN e da Companhia de Expressão Corporal Arena passaram a ser feitos em pequenos grupos através dos meios online. O mesmo acontece com a Companhia de Artes Visuais D’Art e a Companhia de Escrita Criativa OUT.

A PASEC Underground da PASEC, que gere projetos de intervenção social em contexto de bairro social, através do Projeto Eurobairro, tem lançado desafios diários aos jovens com que opera todos os dias, manteve a tutoria direta através dos contactos online e telefónicos e o apoio ao estudo à distância. Em situação de urgência vai também ao terreno.

Para lá disso, a PASEC mantém operacional uma equipa de resposta rápida a situações de emergência nos vários contextos de risco em que opera. Tem facilitado a alimentação a várias famílias carenciadas, apoiado dezenas de idosos e adultos em situação de isolamento, apoiado a nível psicológico dezenas de jovens e facilitado equipamentos de limpeza, desinfeção de espaços, álcool gel e detergentes a instituições parceiras e famílias carenciadas.

Dado ter havido muitas atividades previstas que tiveram de ser canceladas, a PASEC recalendarizou para datas a anunciar posteriormente aquelas de maior dimensão e que implicavam grandes aglomerados de pessoas.

Fonte e Imagens: PASEC

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.