Testes de deteção do novo coronavírus serão realizados apenas com marcação prévia
Braga abre Centro de Rastreio para despistagem da Covid-19

Pub
O Município de Braga e a InvestBraga, em coordenação com a Administração de Saúde do Norte (ARSN) e com a Unilabs Portugal, vão criar um Centro de Rastreio para despistagem do COVID-19 no parque de estacionamento do Altice Forum Braga. A colheita de amostras para rastreio da doença começa a ser efectuada a partir do início da próxima semana, e destina-se preferencialmente a cidadãos suspeitos de infecção e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O objectivo é testar doentes, complementando os serviços hospitalares existentes, em condições de conforto e segurança. Os testes, apenas realizados mediante a marcação prévia pelo SNS, serão realizados em modelo ‘drive thru”, ou seja, os cidadãos não necessitam de sair da sua viatura para efectuar o diagnóstico.
Desta forma, os pacientes que possam deslocar-se até ao ponto de recolha do Altice Forum Braga não entram em contacto directo com outros cidadãos, reduzindo, ainda, o risco de infecção aos profissionais envolvidos. Os resultados serão depois enviados directamente para o paciente e para as autoridades de Saúde Pública.
“Braga tem estado na linha da frente no combate à propagação desta pandemia. Desde muito cedo temos vindo a adoptar as medias que consideramos necessárias para fazer face a esta situação e para proteger os nossos cidadãos. Esta é mais uma iniciativa que reputamos de enorme importância pois permite um rastreio rápido, seguro e sem sobrecarregar os hospitais”, refere Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, vincando que “só deverão deslocar-se ao local as pessoas previamente referenciadas pelo SNS, uma vez que o sistema não permite a realização de testes casuais”.
Ainda segundo o edil de Braga, “é importante realçar o sentido de responsabilidade da ARS Norte de reforçar os meios descentralizados e complementares de detecção da infecção, que atenuem a sobrecarga nas unidades de saúde de referência, como é o caso do Hospital de Braga, e a prontidão de resposta na operacionalização deste projecto de uma entidade como a Unilabs, também ela presente no dia-a-dia do nosso Concelho”.
150 testes por dia
O Centro de Rastreio de Braga vai ter capacidade para a realização de cerca de 150 testes por dia. O rastreio segue as recomendações e especificações para testes ao COVID-19, sendo coordenado pela ARS-Norte.
Pretende-se que em caso de disponibilidade da capacidade instalada face à referenciação de casos emanada da ARS-Norte, o Centro poderá receber pacientes referenciados por outras unidades públicas e privadas de saúde ou do sector social da Região.
O Município de Braga alerta, uma vez mais, que Centro de Rastreio apenas funcionará por marcação prévia. Os cidadãos só podem deslocar-se para o local apenas se tiverem marcação e devem fazê-lo à hora que lhes for comunicada. Desta forma serão evitados os constrangimentos de tráfego ou aglomerados que podem colocar em causa o funcionamento e o atendimento atempado e eficiente dos suspeitos ou doentes.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: Município de Braga
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é cidadania e serviço público. Para lá disso, é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira, para o que precisamos do seu apoio.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pelo apoio e colaboração.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Iniciativa enquadrada no Plano Estratégico do concelho realiza-se de dois em dois anos
Visão’25: Famalicão, Comunidade de Futuro

Candidato do PAN-Braga critica a acção do Governo em relação à inexistência de obras na escola
‘Governo insiste em não disponibilizar verba necessária para requalificação da EB2,3 Frei Caetano Brandão’

‘Cerca de 10% (!!) das crianças até aos 12 anos podem sofrer da condição de fígado gordo não-alcoólico’
Uma epidemia de maus fígados devida à má-nutrição

Aniversário assinala-se a 24 de junho e contará com diversas atividades ao longo de todo do presente e do próximo ano, nomeadamente e desde logo a inauguração do novo Centro de Reabilitação Física e Mental
Bombeiros de Barcelinhos celebram 100 anos de bem-fazer

Promoção de valores éticos desportivos na base da certificação pelo IPDJ
Famalicão recebe Bandeira da Ética pela atuação na área do Desporto

‘Estratégia 2030’ aponta caminhos definidores do futuro próximo da região
CIM Cávado aponta caminho da inovação para o desenvolvimento do território
Comente este artigo
Only registered users can comment.