Testes de deteção do novo coronavírus serão realizados apenas com marcação prévia

Braga abre Centro de Rastreio para despistagem da Covid-19

Braga abre Centro de Rastreio para despistagem da Covid-19

Pub

 

 

O Município de Braga e a InvestBraga, em coordenação com a Administração de Saúde do Norte (ARSN) e com a Unilabs Portugal, vão criar um Centro de Rastreio para despistagem do COVID-19 no parque de estacionamento do Altice Forum Braga. A colheita de amostras para rastreio da doença começa a ser efectuada a partir do início da próxima semana, e destina-se preferencialmente a cidadãos suspeitos de infecção e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O objectivo é testar doentes, complementando os serviços hospitalares existentes, em condições de conforto e segurança. Os testes, apenas realizados mediante a marcação prévia pelo SNS, serão realizados em modelo ‘drive thru”, ou seja, os cidadãos não necessitam de sair da sua viatura para efectuar o diagnóstico.

Desta forma, os pacientes que possam deslocar-se até ao ponto de recolha do Altice Forum Braga não entram em contacto directo com outros cidadãos, reduzindo, ainda, o risco de infecção aos profissionais envolvidos. Os resultados serão depois enviados directamente para o paciente e para as autoridades de Saúde Pública.

“Braga tem estado na linha da frente no combate à propagação desta pandemia. Desde muito cedo temos vindo a adoptar as medias que consideramos necessárias para fazer face a esta situação e para proteger os nossos cidadãos. Esta é mais uma iniciativa que reputamos de enorme importância pois permite um rastreio rápido, seguro e sem sobrecarregar os hospitais”, refere Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, vincando que “só deverão deslocar-se ao local as pessoas previamente referenciadas pelo SNS, uma vez que o sistema não permite a realização de testes casuais”.

Ainda segundo o edil de Braga, “é importante realçar o sentido de responsabilidade da ARS Norte de reforçar os meios descentralizados e complementares de detecção da infecção, que atenuem a sobrecarga nas unidades de saúde de referência, como é o caso do Hospital de Braga, e a prontidão de resposta na operacionalização deste projecto de uma entidade como a Unilabs, também ela presente no dia-a-dia do nosso Concelho”.

150 testes por dia

O Centro de Rastreio de Braga vai ter capacidade para a realização de cerca de 150 testes por dia. O rastreio segue as recomendações e especificações para testes ao COVID-19, sendo coordenado pela ARS-Norte.

Pretende-se que em caso de disponibilidade da capacidade instalada face à referenciação de casos emanada da ARS-Norte, o Centro poderá receber pacientes referenciados por outras unidades públicas e privadas de saúde ou do sector social da Região.

O Município de Braga alerta, uma vez mais, que Centro de Rastreio apenas funcionará por marcação prévia. Os cidadãos só podem deslocar-se para o local apenas se tiverem marcação e devem fazê-lo à hora que lhes for comunicada. Desta forma serão evitados os constrangimentos de tráfego ou aglomerados que podem colocar em causa o funcionamento e o atendimento atempado e eficiente dos suspeitos ou doentes.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - notícias - informação - jornal - diário digital generalista de âmbito regional

Imagem: Município de Braga

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é cidadania e serviço público. Para lá disso, é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira, para o que precisamos do seu apoio.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pelo apoio e colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Braga, Comunidade, Pandemia, Saúde

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.