Leonel Rocha: Pausa letiva prevê-se mais extensa do que aquela que seria recomendável

Famalicão estende Hypatiamat e Mais Cidadania a casa dos famalicenses

Famalicão estende Hypatiamat e Mais Cidadania a casa dos famalicenses

Pub

 

 

Vila Nova de Famalicão estende os programas educativos que estão a ser disponibilizados na rede escolar até casa dos famalicenses. Assim, as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo que estão retidas em casa poderão aceder às plataformas digitais e usufruírem dos recursos lúdicos, pedagógicos e didáticos. Esta é mais uma medida tomada por esta autarquia para atenuar os efeitos negativos que a crise pandémica Covid-19 está a gerar na sociedade e uma resposta à necessidade dos alunos do concelho.

“Vários pais e encarregados de educação contactaram-nos para saber da possibilidade de terem acesso a estas ferramentas educativas digitais e nós estamos a trabalhar para que cada aluno possa ver minorado o efeito menos positivo de uma pausa letiva que se prevê mais extensa do que aquela que seria recomendável”, afirma a propósito o vereador da Educação, Leonel Rocha.

A plataforma Mais Cidadania – que está a ser implementada no âmbito do Programa Nacional do Mais Sucesso Escolar e que está a ser operacionalizada no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Ave – disponibilizou o acesso global a este recurso digital onde a comunidade educativa pode aceder para ter acesso aos recursos e programas educativos no âmbito da Educação para a Cidadania, Currículo Local, Competências Socias e Emocionais, e Sustentabilidade.

Assim, os alunos e famílias do 1º ciclo que tenham crianças também no pré-escolar podem aceder à totalidade dos recursos digitais disponíveis. A partir do dia 20 de março será também disponibilizada uma app que os pais dos alunos que frequentam o pré-escolar possam aceder para utilizarem os recursos digitais educativos relativos à faixa etária mais nova.

Através desta plataforma, os professores podem efetuar o registo das suas turmas e, em alternativa, os encarregados de educação podem efetuar esse mesmo registo para que de uma forma lúdica e pedagógica possam minorar os efeitos da situação em que vivemos.

Diariamente, técnicos do município de Vila Nova de Famalicão vão colocando na plataforma Mais Cidadania um conjunto de desafios/artigos e recursos que estimulam a aprendizagem, promovem o desenvolvimento psicossocial e favorecem o conhecimento do património local e cultural famalicense.

A inscrição deve ser feita a partir do sítio Mais Cidadania.

Em relação ao programa educativo municipal Hypatiamat, implementado no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar e promovido pela Comunidade Intermunicipal do Ave, foi decidido abrir-se temporariamente a totalidade dos recursos a toda a comunidade educativa, podendo assim, utilizar as credenciais, para acesso:

– Utilizador: hypatiatmp

– Password: hypatia2020

Todos os professores registados e com alunos a si associados poderão organizar atividades letivas à distância para os seus alunos, propondo tarefas para consolidar/aprofundar/rever diferentes temas de matemática, monitorizando o respetivo trabalho de cada um deles. Reforçamos que estes agentes podem manter a utilização das credenciais de acesso que já possuíam, não precisando das acima apresentadas (que se destinam àqueles que ainda não possuem credenciais).

O programa Acompanhar e Ser Europa, que se encontra a ser implementado em todas as escolas de Vila Nova de Famalicão abrangendo os alunos do 3º ciclo e secundário, e a sua equipa técnica vão continuar a dinamizar os grupos de capacitação através de grupos de discussão em sessões online, estando também assegurado os processos de tutoria individualizada.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - diário digital generalista de âmbito regional - desporto

Imagem: Município de Famalicão

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Visite também os nossos anunciantes.

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Ensino, Famalicão

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.