Leonel Rocha: Pausa letiva prevê-se mais extensa do que aquela que seria recomendável
Famalicão estende Hypatiamat e Mais Cidadania a casa dos famalicenses

Pub
Vila Nova de Famalicão estende os programas educativos que estão a ser disponibilizados na rede escolar até casa dos famalicenses. Assim, as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo que estão retidas em casa poderão aceder às plataformas digitais e usufruírem dos recursos lúdicos, pedagógicos e didáticos. Esta é mais uma medida tomada por esta autarquia para atenuar os efeitos negativos que a crise pandémica Covid-19 está a gerar na sociedade e uma resposta à necessidade dos alunos do concelho.
“Vários pais e encarregados de educação contactaram-nos para saber da possibilidade de terem acesso a estas ferramentas educativas digitais e nós estamos a trabalhar para que cada aluno possa ver minorado o efeito menos positivo de uma pausa letiva que se prevê mais extensa do que aquela que seria recomendável”, afirma a propósito o vereador da Educação, Leonel Rocha.
A plataforma Mais Cidadania – que está a ser implementada no âmbito do Programa Nacional do Mais Sucesso Escolar e que está a ser operacionalizada no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Ave – disponibilizou o acesso global a este recurso digital onde a comunidade educativa pode aceder para ter acesso aos recursos e programas educativos no âmbito da Educação para a Cidadania, Currículo Local, Competências Socias e Emocionais, e Sustentabilidade.
Assim, os alunos e famílias do 1º ciclo que tenham crianças também no pré-escolar podem aceder à totalidade dos recursos digitais disponíveis. A partir do dia 20 de março será também disponibilizada uma app que os pais dos alunos que frequentam o pré-escolar possam aceder para utilizarem os recursos digitais educativos relativos à faixa etária mais nova.
Através desta plataforma, os professores podem efetuar o registo das suas turmas e, em alternativa, os encarregados de educação podem efetuar esse mesmo registo para que de uma forma lúdica e pedagógica possam minorar os efeitos da situação em que vivemos.
Diariamente, técnicos do município de Vila Nova de Famalicão vão colocando na plataforma Mais Cidadania um conjunto de desafios/artigos e recursos que estimulam a aprendizagem, promovem o desenvolvimento psicossocial e favorecem o conhecimento do património local e cultural famalicense.
A inscrição deve ser feita a partir do sítio Mais Cidadania.
Em relação ao programa educativo municipal Hypatiamat, implementado no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar e promovido pela Comunidade Intermunicipal do Ave, foi decidido abrir-se temporariamente a totalidade dos recursos a toda a comunidade educativa, podendo assim, utilizar as credenciais, para acesso:
– Utilizador: hypatiatmp
– Password: hypatia2020
Todos os professores registados e com alunos a si associados poderão organizar atividades letivas à distância para os seus alunos, propondo tarefas para consolidar/aprofundar/rever diferentes temas de matemática, monitorizando o respetivo trabalho de cada um deles. Reforçamos que estes agentes podem manter a utilização das credenciais de acesso que já possuíam, não precisando das acima apresentadas (que se destinam àqueles que ainda não possuem credenciais).
O programa Acompanhar e Ser Europa, que se encontra a ser implementado em todas as escolas de Vila Nova de Famalicão abrangendo os alunos do 3º ciclo e secundário, e a sua equipa técnica vão continuar a dinamizar os grupos de capacitação através de grupos de discussão em sessões online, estando também assegurado os processos de tutoria individualizada.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: Município de Famalicão
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Visite também os nossos anunciantes.
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Atleta famalicense fala abertamente sobre a sua paixão pelo ciclismo, a época passada e antevê o futuro
Filipe Brito: A bicicleta preenche-me

Novo investimento de 145 milhões de euros na rede viária do país ajuda a desenvolver balança comercial e economia do país da África Ocidental
Gabriel Couto voa do Porto para o Gana

Todos podemos transformar o mundo e fazer dele um lugar especial
‘O homem que plantava árvores’ semeia a esperança de um mundo novo

Em avaliação o novo parque de lazer que vai nascer junto ao rio Pele, o alargamento do cemitério e intervenções na rede viária
Paulo Cunha visita Pousada de Saramagos

Leonor Silva, aluna do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, vencedora portuguesa do concurso ‘Juvenes Translatores’
Jovem famalicense vence prémio europeu de Melhor Jovem Tradutor
Comente este artigo
Only registered users can comment.