ITV | Mundotêxtil aposta em ser amiga do ambiente

ITV | Mundotêxtil aposta em ser amiga do ambiente

Pub

 

 

A produtora de felpos Mundotêxtil, referência mundial na produção de atoalhados de felpo com sede em Vizela, procura aliar a sua dimensão à sustentabilidade, reduzindo a pegada ambiental. Este esforço pela opção da circularidade industrial, que tem vindo a impulsionar a mudança em todo o setor têxtil ao longo dos últimos anos, faz-se sentir com particular enfoque na atividade desta empresa, materializando-se, em 2020, sob a forma de uma coleção fabricada a partir de restos de materiais, salienta a publicação especializada Portugal Têxtil.

Em 2020, a Mundotêxtil apresenta vários projetos dentro do contexto de circularidade, um deles sendo uma coleção cápsula resultante do reaproveitamento de fios desperdiçados. Em destaque, a empresa propõe uma toalha que recorre ao fio usado nos “restos normais da nossa produção”, descreve a administradora Ana Pinheiro àquela publicação, propriedade do CENIT – Centro de Inteligência Têxtil e da ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção. Por sua vez, este fio é depois enviado para uma fiação-parceira de modo a fechar o ciclo produtivo.

A Mundotêxtil prepara-se também para aplicar um projeto bastante abrangente de economia circular, com a duração de dois anos, que contará com a colaboração da Universidade do Minho, e que tem já a aprovação de fundos comunitários. e que está relacionado com todo o desperdício gerado na empresa. Assinale-se que a Mundotêxtil já realiza o aproveitamento da água da chuva para o seu processo produtivo.

À aposta na circularidade, a Mundotêxtil acrescenta um tipo de produção considerada mais amiga do ambiente, recorrendo a fibras naturais que consomem menos água do que o algodão, nomeadamente o cânhamo e o kapok. “Tentamos sempre apresentar coleções que sejam disruptivas, que não tenham qualquer comparação, que [os clientes] não encontram noutro lado. E eles reagem sempre muito bem”, vincou a administradora.

Antecipar desafios e tendências

A empresa prepara um investimento na tinturaria de fio, que ronda 1,5 milhões de euros. Apesar de alguma crise que se faz sentir, principalmente no mercado europeu, “o ideal é antecipar os desafios”.

“Tendo em conta a crise europeia, temos vindo [também] a trabalhar no sentido de deslocalizar [a exportação] e encontrar novos mercados emergentes”, nomeadamente a Arábia Saudita, Coreia do Sul e Israel, adiantou Ana Pinheiro àquela publicação. A Mundotêxtil exporta a quase totalidade da sua produção – 98% – estando presente em 46 mercados, entre os quais o Reino Unido, França, Suécia, Dinamarca e EUA.

Com uma capacidade produtiva de cerca de 500 toneladas mensais, a Mundotêxtil é atualmente, a nível europeu, a maior produtora de felpos. O efetivo de 600 trabalhadores sustenta os processos de tecelagem, tinturaria (de fio e de felpo), a confeção, logística e embalamento, que dão origem, na sua quase totalidade, a produtos de roupa de banho.

A Blank Home e a Risart são marcas próprias da Mundotêxtil que se dirigem a nichos de mercado e vendem pequenas quantidades. representam, em conjunto, apenas 7% a 8% da produção global corporativa.

Para 2020, a Mundotêxtil prevê um ligeiro crescimento face ao ano anterior, em que a faturação manteve os níveis registados em 2018.

Fonte: Portugal Têxtil, Mundotêxtil; Imagens: Mundotêxtil

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

 

 

Trabalhamos sob um modelo de negócio verticalizado, que começa na compra de fio e termina na entrega do produto final.

Com sede em Vizela, no Norte de Portugal, exportamos 98% de toda a nossa produção. Os mais de 600 colaboradores trabalham, diariamente, com grande profissionalismo, para fazerem chegar o produto final a mais de 45 países.

O nosso trabalho é pautado pelo rigor, qualidade, inovação, investigação, desenvolvimento e design, e dispomos de um portfolio de produtos e serviços de elevado valor acrescentado. Desta forma, antecipamos as tendências dos mercados mais exigentes, indo ao encontro das expectativas de todos os clientes e parceiros.

Pub

Categorias: Economia
Tags: Mundotêxtil

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.