Autarquia dispensa receita de cerca de 65 mil euros anuais

Comunidade | Famalicão apoia famílias com redução excecional das tarifas de água, saneamento e resíduos

Comunidade | Famalicão apoia famílias com redução excecional das tarifas de água, saneamento e resíduos

 

 

Perto de 350 famílias do concelho de Vila Nova de Famalicão beneficiam atualmente de uma redução excecional das tarifas municipais de água, saneamento e resíduos sólidos, o que leva a autarquia a dispensar uma receita anual de cerca de 65 mil euros.

A medida social de caráter excecional abrange famílias que vivem em situação de carência económica e é atribuída por um período único de um ano, podendo estas situações ser revistas e/ou revogadas no caso de alteração dos pressupostos.

Todos os meses, o executivo municipal aprova, em reunião de câmara, inúmeros pedidos de redução excecional da tarifa ambiental. Os pedidos são requeridos pelos próprios munícipes junto da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos, que depois comprova a carência económica das famílias junto da Divisão de Solidariedade Social.

“É mais uma medida de grande alcance social, que apoia as famílias quando elas mais precisam da nossa ajuda”, refere a propósito o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, assinalado outras medidas sociais como o por exemplo o “apoio à renda, entre outras”.

“São apoios fundamentais em certos momentos difíceis, que ajudam muitas vezes uma família a reerguer-se e a recuperar o equilíbrio financeiro”, acrescenta.

Refira-se que a tabela municipal prevê já uma tarifa social, com valores mais reduzidos para famílias em situação económica desfavorável, assim como uma tarifa familiar para agregados com quatro ou mais pessoas.

 

Fonte e Imagem: Município de Famalicão

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Categories: Local, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.