Urbanismo | Plano Urbanístico preserva matriz patrimonial e paisagística das Sete Fontes

Urbanismo | Plano Urbanístico preserva matriz patrimonial e paisagística das Sete Fontes

Pub

 

 

Vinte hectares de parque verde público, uma grande área florestal privada e uma zona urbana com a criação de praças, edificações e vias. Assim será o futuro Parque Eco Monumental das Sete Fontes cuja versão preliminar do Plano de Urbanização e respectivo projecto paisagístico foi apresentado este Sábado, 8 de Fevereiro, no Museu D. Diogo de Sousa.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, o sonho de construir o parque das Sete Fontes está mais perto da realidade. “Não vamos construir um parque porque ele já existe. O nosso objectivo é torná-lo acessível e fruível pela população. Não vamos criar grandes construções, nem infra-estruturas relevantes. O que queremos é preservar aquela matriz única que as Sete Fontes têm do ponto de vista patrimonial e paisagístico”, sustentou o Autarca.

Ricardo Rio adiantou que o Município está prestes a concluir a obtenção dos primeiros terrenos, assegurando que irá prosseguir o diálogo com os proprietários assim que o plano de urbanização esteja pronto a avançar para consulta pública. “Iremos depois encetar um trabalho faseado para disponibilizar o parque à população e permitir que os Bracarenses se apropriem do local”, referiu, salientando que as Sete Fontes serão “um espaço de futuro, que ligará a nossa história àquilo que queremos para o presente e para as gerações vindouras”.

O processo das Sete Fontes foi “longo e de muitas batalhas”, em que as Juntas de Freguesia de S. Victor, Gualtar e Adaúfe tiveram um papel fundamental, tal como os movimentos de cidadãos e as forças políticas que apontaram o projecto das Sete Fontes como “uma prioridade para o futuro do Concelho”.

“A verdade é que esta convergência de posições e o consenso alargado gerado na nossa sociedade foi muitas vezes acompanhado de muito cepticismo. Havia quem dissesse que este era um sonho impossível e que o parque eco monumental, mesmo devidamente classificado, nunca viria a ser um espaço ao dispor da comunidade”, frisou o Autarca.

Ricardo Rio lembrou, por isso, os “passos cruciais” dados nos últimos seis anos no sentido de “transformar o sonho em realidade”. Primeiro com as alterações do ponto de vista urbanístico, com a suspensão do PDM e com a introdução de condicionantes na sua revisão. Depois com a “supressão da via que iria atravessar as Sete Fontes e delapidar irreversivelmente aquele património” e, ainda, com o diálogo permanente com as instituições, proprietários e entidades que têm um papel relevante na concretização do projecto.

Plano de urbanização salvaguarda o monumento nacional

Para o vereador Miguel Bandeira, todo o desenho proposto surge com a preocupação de proteger um sistema naturalizado do lugar onde as referências de intervenção já estão definidas pela história e pela natureza. “O projecto procura assegurar a: conservação e valorização do monumento nacional; a salvaguarda da adução de água ao monumento e a gestão das águas pluviais, drenagem encaminhamento e retenção”, explicou.

O plano de urbanização, elaborado pelo conceituado urbanista Jorge Carvalho, assegura salvaguarda e valorização do sistema de abastecimento de águas à Cidade do século XVIII, classificado como Monumento Nacional desde 2011.

O plano orienta toda a vertente urbana de enquadramento do parque, estabelecendo portas de entrada e uma frente edificatória que valoriza o Ecoparque, estimula a sua vivência e utilização.

Outro dos objectivos passa por estabelecer uma relação mais funcional entre as Sete Fontes e os núcleos envolventes, nomeadamente com a freguesia de Gualtar, com o hospital, Areal/Alegria, Areal de Baixo e Areal de Cima, qualificando a malha urbana envolvente e definindo uma frente de parque capaz de o dinamizar e qualificar.

Fonte e Imagens: Município de Braga

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.