VILA NOVA

Ensino | Póvoa de Varzim promove formação de professores para evitar ‘Indisciplina em Sala de Aula’

Ensino | Póvoa de Varzim promove formação de professores para evitar ‘Indisciplina em Sala de Aula’

Pub

 

 

No âmbito do projeto Póvoa de Varzim Promove Valores – PVPV decorreu mais uma sessão de capacitação dirigida a professores.

A iniciativa aconteceu no Agrupamento de Escolas de Rates e teve como tema “Indisciplina na Sala de Aula”.

João Lopes, da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, foi o dinamizador desta sessão devido à sua vasta experiência nesta área. O objetivo fundamental era dar a conhecer alguma da investigação que tem sido produzida na área da indisciplina em contexto de sala de aula, bem como apresentar modelos conceptuais sobre o tema, taxas de incidência, causas, tipos de indisciplina e formas de lidar com o problema.

Dada a relevância desta ação para a autarquia, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, esteve presente na sessão.

Póvoa de Varzim Promove Valores” é o projecto de combate ao insucesso e abandono escolar que o Município da Póvoa de Varzim está a colocar em prática no âmbito do Plano de Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT). Trata-se de um investimento estratégico da Câmara Municipal, no sentido de envolver os pais no percurso escolar dos filhos, bem como o desenvolvimento de práticas inovadoras de intervenção psicossocial que promovam o sucesso escolar.

Criar condições para percursos bem-sucedidos, reduzir as saídas precoces do sistema educativo, combater as taxas de desistência e de retenção, e melhorar a qualidade das aprendizagens e das competências adquiridas, são outros desígnios deste projecto que pretende reduzir a taxa de insucesso escolar na Póvoa de Varzim em 25 por cento.

Novas metodologias incentivam alunos

Anteontem, 5 de fevereiro, teve início, na Escola E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, a primeira sessão de capacitação de longa duração dirigida aos professores do 1º CEB sobre “Plataformas Interativas de aprendizagem através de Metodologias Ativas“, em que a Cidadania e o Património são temas de trabalho essenciais a desenvolver com os alunos.

Dado o elevado número de inscritos, os professores foram desdobrados em duas turmas, tendo este segundo grupo iniciado a capacitação ontem, depois de um primeiro grupo ter já participado em idêntica sessão no passado dia 22 de janeiro.

A iniciativa realiza-se no âmbito do Projeto PVPV e da Ação 2 – “Elos – PD/PND”.

Fonte e Imagens: Município da Póvoa de Varzim

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.