One Man Band Tour estará em Braga no Dia dos Namorados

Música | The Legendary Tigerman leva o mais puro Rock’n’Roll e Blues ao Gnration

Música | The Legendary Tigerman leva o mais puro Rock’n’Roll e Blues ao Gnration

 

 

20 anos depois da estreia a solo, The Legendary Tigerman regressa ao palco novamente sozinho, acompanhado apenas da sua guitarra, um kit de bateria e kazoo.  The Tigerman fez-se de muitas formações, muitos formatos para entregar o rock n’ roll como só ele sabe… em doses desmedidas de turbulência e agitação, exatamente como tem de ser. Apresenta-se agora, mais uma vez, em Braga, em concerto que promete ser memorável no Dia dos Namorados, 14 de fevereiro, pelas 22h30, na Black Box do Gnration.

A razão? Celebrar o formato que está na génese do homem-tigre, numa reaproximação com as suas raízes e com o público – se é que alguma vez existiu uma distância entre ambos. De pé ou sentado, The Legendary Tigerman fez-se sempre de muito suor em palco e da energia revitalizadora do rock’n’roll. Nesta digressão, o confronto com o Tigre não será diferente. O homem tigre vestiu muitas peles, galgou terreno nos 7 continentes, abraçou cada um de nós, fosse na sala mais pequena do Japão ou no maior festival da Europa.

Este concerto, inserido numa digressão que se apresenta num total de onze locais distintos, será especial para a memória de todos os que viram este músico felino crescer. Serão 11 cidades, 11 celebrações do mais puro rock n’ roll e blues. Únicas e irrepetíveis. Únicas e apetecíveis. Celebre-se então o Rock n’ Roll lendário… em cada noite, em cada cidade, como se fosse a última vez.

Para contar a história de Paulo Furtado, enquanto homem-tigre, não é necessário recuar aos anos 20 do século passado, aos primeiros blues cantados nas margens do Delta do Mississipi ou às histórias de almas roubadas pelo Diabo. Para contar a história do homem-tigre podemos apenas saltar até ao verão de 1999 e ao período final na carreira insana dos Tédio Boys, banda que Furtado partilhava então com Victor Torpedo, Toni Fortuna, Kaló e Pedro Chau.

Tudo aconteceu um pouco por acidente”, disse Paulo Furtado numa entrevista à imprensa brasileira. “No local onde ensaiava (com os Tédio Boys) existia um bombo e um prato de choques, que comecei a usar passado algum tempo, porque era muito chato ensaiar sozinho”. O acaso levaria a que algumas canções funcionassem no formato one-man-band e assim, diz Furtado, “tudo começou”. A ironia do destino levaria a que o rock’n’roll sentasse quem até então era insubordinado em pé. O nome com o qual se viria a apresentar – The Legendary Tigerman – vem, em parte, de Legendary Stardust Cowboy, one-man-band dos anos 50 por quem Paulo Furtado tece admiração. “Uma coisa bastante descontrolada e louca. Queria começar um projeto que fosse lendário logo à partida, como uma provocação”. A outra parte do nome, Tigerman, vem de uma canção de Rufus Thomas, uma das primeiras músicas blues que ouviu na adolescência.

The Legendary Tigerman: a obra gravada

A estreia em disco acontece em 2002, com Naked Blues, seguindo-se Fuck Christmas, I Got the Blues logo no ano seguinte. Masquerade (2006), Femina(2009) e True (2014) completaria o ciclo enquanto one-man-band nascido nas margens do Delta do Mississipi , fase que terminara com a chegada de Misfit (2018), disco onde se faz acompanhar pela bateria de Paulo Segadães e do saxofone barítono de João Cabrita, banda que ao vivo contava ainda com o baixo de Filipe Rocha.

A One Man Band Tour iniciou-se no cais do Sodré, em Lisboa, esta quarta-feira, 29 de janeiro, e prossegue sexta e sábado, em Coimbra (Salão Brazil), seguindo para Aveiro (Avenida Café-Concerto, 6 de fevereiro), Fundão (Sons à Sexta, 7 de fevereiro), Torres Vedras (Bang Venue, 8 de fevereiro), Porto (Plano B, 13 de fevereiro), Braga (gnration, 14 de fevereiro), Leiria (Stereogun, 15 de fevereiro), Évora (Soir Jaa, 20 de fevereiro), Viseu (Carmo 81, 21 de fevereiro) e Loulé (Bafo de Baco, 22 de fevereiro).

Fontes: Gnration, Blitz, The Legendary Tigerman – fb; Imagens: (0) Gnration e (1) The Legendary Tigerman

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

 

Categories: Agenda, Cultura, LifeStyle

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.