Rácio funcionários/alunos superior ao legalmente definido pelo Ministério da Educação

Ensino | Braga reforça escolas do Concelho com mais 29 assistentes operacionais

Ensino | Braga reforça escolas do Concelho com mais 29 assistentes operacionais

Pub

 

 

Braga acaba de reforçar o número de assistentes operacionais nas escolas com a contratação de 29 novos funcionários que passam a integrar os vários Agrupamentos de Escolas do concelho. Com a incorporação destes novos colaboradores, a Autarquia Bracarense sobe para 150 o número de auxiliares colocados nas escolas nos últimos dois anos, com vista a melhorar o serviço prestado a toda a comunidade educativa. Como resultado destas medidas, o Município de Braga detém neste momento um número de 20 assistentes operacionais acima do rácio legalmente definido pelo Ministério da Educação, assumindo o orçamento municipal a totalidade dos encargos decorrentes destas contratações.

“Esta é uma área de vital importância para o Executivo Municipal e temos vindo a reforçar o quadro de assistentes operacionais com recurso à bolsa de recrutamento. Estes 29 colaboradores fecham o ciclo de contratações desta bolsa de recrutamento e são um contributo essencial para repor a capacidade de intervenção do Município nesta vertente tão importante na sociedade”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a cerimónia que decorreu esta sexta-feira, 3 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Entre julho de 2018 e janeiro de 2020, foram recrutados 150 novos assistentes operacionais – 133 mulheres e 17 homens –, com idades entre os 24 e os 62 anos, cujas habilitações académicas variam entre a escolaridade obrigatória e a licenciatura ou mestrado. Todos os novos colaboradores passaram a deter um vínculo permanente de trabalho em funções públicas na Câmara Municipal e colmatam as necessidades do dia-a-dia das escolas do Concelho.

Com o final do prazo legal desta bolsa de recrutamento, e de forma a precaver a capacidade de resposta nesta área, o Município de Braga já lançou um novo procedimento concursal para uma outra reserva de recrutamento de assistentes operacionais de acção educativa. A este novo procedimento foram admitidos a concurso 1.101 candidatos.

“Esta bolsa de recrutamento permite-nos substituir de uma forma muito célere cada um dos recursos que forem saindo por aposentação ou outros motivos. Desta forma conseguimos minorar os impactos que essas alterações possam ter no regular funcionamento das nossas escolas”, concluiu Ricardo Rio.

 

Fonte e Imagem: Município de Braga

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.