Empreitada resulta de parceria entre Município e Águas do Alto Minho

Obras Municipais | Investimento superior a 1,6 Milhões de euros amplia redes de água e saneamento em Viana do Castelo

Obras Municipais | Investimento superior a 1,6 Milhões de euros amplia redes de água e saneamento em Viana do Castelo

 

 

Foi aprovado, em reunião ordinária de executivo vianense, um investimento superior a 1,656 milhões de euros para ampliação da rede de distribuição de águas nas freguesias de Deocriste, Deão, Portela Suzã e Nogueira, em Viana do Castelo. A empreitada acontece no âmbito da parceria existente com a Águas do Alto Minho, nova entidade gestora das águas na região.

O investimento acontece no âmbito de uma candidatura aprovada ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. O documento referente ao Lote 1 da empreitada, que abrange a ampliação da rede em Deocriste e Deão, implica um investimento superior a 786 mil euros. Já o Lote 2 da obra, que implica Portela Suzã, corresponde a uma empreitada avaliada em mais de 233 mil euros. Para o Lote 3, que abrange a freguesia de Nogueira, o investimento previsto é superior a 637 mil euros.

A Águas do Alto Minho tem no concelho de Viana do Castelo um programa de intervenções fortíssimo, num montante global de aproximadamente 6 milhões de euros no alargamento das redes de água (Nogueira, Deocriste/Deão, Portela de Susã, Castelo do Neiva e Barroselas/Mujães) e de saneamento (Serreleis, Cardielos, S. Salvador da Torre, Vila Mou, Mujães, Vila de Punhe, Barroselas / Mujães, Castelo do Neiva, Mazarefes/2ª Fase) do concelho, aumentando as atuais taxas de cobertura.

Recorde-se que as Grandes Opções do Plano para 2020 do Município de Viana do Castelo apresentam como grandes objetivos do investimento o Ambiente (Redes de infraestruturas de água e saneamento, eficiência energética), a Reabilitação Urbana (PEDU de Viana do Castelo), a Coesão Territorial (Desenvolvimento das Freguesias) e Educação (Requalificação de Equipamentos Escolares – Monte da Ola, Programas Educativos de Combate ao Insucesso Escolar, Desportos e Cultura para Todos).

O Plano de Investimento da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Serviços Municipalizados e Sociedade Polis Litoral Norte apresenta já um considerável número de candidaturas aprovadas, com taxa de comparticipações de 85%, nomeadamente nas candidaturas do PEDU-Reabilitação Urbana, nas candidaturas do POSEUR, redes de águas e águas residuais, PDCT Alto Minho 2020, eficiência energética, cultura, equipamentos sociais e equipamentos educativos.

 

Fonte e Imagem: Município de Viana do Castelo

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.