Não faltam motivos para visitar Barcelos, nesta quadra natalícia. Às exposições de presépios do Figurado de Barcelos juntam-se os workshops que convidam a modelar o barro em criações verdadeiramente artísticas e as luzes de Natal que como por magia dão ainda mais brilho à cidade.
Pelas ruas da cidade, de 7 de dezembro a 5 de janeiro, não faltarão espetáculos musicais e arruadas com as “Oferendas ao Menino Jesus“, visitas musicadas à Biblioteca Municipal, Torre Medieval, Museu de Olaria.
Nas igrejas da cidade, vão ecoar cânticos de Natal, com os concertos de Natal pelo Coral Magistrói (8/12, Igreja do Terço |17h), Conservatório de Música de Barcelos (14/12, Igreja Matriz de Barcelos |21h30), Orquestra da Escola de Música da Banda Musical de Oliveira e Coro (21/12, Igreja da Santa Casa Misericórdia |16h30), Coro de Câmara de Barcelos e Orquestra Barcina (21/12, Igreja Matriz de Barcelos |21h00) e Academia de Música de Viatodos (22/12, Templo do Bom Jesus da Cruz |17h30).
Para os mais novos, a aldeia Natal será o ponto de atração, com canhões de neve (7 a 24 /12), comboio Natal (7 a 24/12), insufláveis, distribuição de pais natais de chocolate e de balões, a chegada do Pai Natal (22/12), numa parceria do Município de Barcelos com a ACIB. Em tempo de pausa escolar, podem, ainda, divertir-se nas Férias de Natal promovidas pelo Município, que aliam atividades lúdicas e desportivas no Pavilhão Municipal, no Museu de Olaria, na Galeria Municipal de Arte, na Biblioteca Municipal e na Casa da Juventude. As inscrições poderão ser feitas através do formulário disponível em: https://buonline.cm-barcelos.pt/.
Natal marca a programação de dezembro do Theatro Gil Vicente
O Theatro Gil Vicente tem também uma programação especial de Natal com principal destaque para o teatro infantil, mas o cinema e a música não deixarão de estar presentes.
Foi com música que abriu a programação, no dia 6, com o concerto “Maria Reis, Gabriel Ferrandini e André Cepeda”, espetáculo inserido no ciclo de concertos Linha TGV.
A música continua no dia 14, às 22h00, com a vertente do serviço educativo do triciclo com o espetáculo “O Gringo sou eu + Escola da Banda Musical de Oliveira“.
No dia 7, às 21h30, a Associação D’Improviso – Artes do Espetáculo apresenta a peça “Murmúrios em Flor“, uma homenagem à poetisa Florbela Espanca, na véspera da comemoração dos 125 anos do seu nascimento.
No dia 12, às 21h30, o espaço cénico recebe a peça de teatro “Os 4 Clowns do Apocalipse“, pelo Teatro do Montemuro e, no dia 21, a Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos apresenta a peça “A Ceia dos Cardeais“.
Duas peças de teatro infantil serão apresentadas nos dias 13 e 15. No dia 13, às 21h30, o Instituto Autodidata de Estudos Superiores do Minho apresenta uma peça alusiva às festividades com o título “Uma Prenda Especial“. A rubrica “Em família no TGV” reserva a tarde de domingo, dia 15, às 16h, com o Tin.Bra| Academia de Teatro a apresentar a peça “O Velho Tristão“.
No dia 18, é um dia dedicado aos mais novos e a Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos leva à cena “Cinderela” com sessões às 11h00 e às 14h30.
No dia 22, às 16h00, o Teatro recebe uma tarde muito divertida com uma panóplia de artes, dança, poesia, música, canto e dramatização com o espetáculo “Todos os dias é Natal” pelos “Meninos da União”.
Já bem perto do Natal, no dia 26, haverá a comemoração d’O Dia Mais Curto com a projeção de filmes infantis à tarde “Curtinhas para todos“, às 15h00, com entrada livre, e para adultos à noite, “Novas Curtas Portuguesas”, às 21h30.
A música fecha o TGV no dia 28, às 22h00, com o concerto de “Black Bombain & João Pais Filipe“, espetáculo também inserido na Linha TGV.
Ainda no âmbito da programação cultural do mês de dezembro , a Biblioteca Municipal recebe, no dia 21, às 22h00, o concerto de “Ruído Vário“, espetáculo inserido no ciclo de concertos “triciclo”. A entrada tem um custo de 3€.
Natal é convívio
O ‘Portanheiro‘ tem reservado o Jardim Velho, no dia da consoada (24/12), a partir das 17h, para todos os barcelenses brindarem ao Natal com um cálice de vinho do Porto.
Os barcelenses podem ainda desfrutar da festa de passagem de ano com muita música e DJ´s, no Pavilhão Municipal, e de um grandioso espetáculo de fogo de artifício no Largo da Porta Nova.
As luzes, os presépios, os workshops, a chegada do Pai Natal e muito mais convidam nesta quadra a visitar Barcelos, a celebrar e a viver o espírito de Natal pelas ruas da cidade.
A programação de Natal do Município de Barcelos teve início já a 29 de novembro, com a abertura ao público da exposição “Presépio, uma imagem, várias interpretações“, e que estará disponível na Torre Medieval e no Posto de Turismo até 6 de janeiro. E no fim de semana, 30 de novembro e 1 de dezembro, teve lugar a 10ª edição do concurso Barcelos Doce, que promove a excelência dos Doces Tradicionais de Natal, como o bolo-rei, o pão de ló e o tronco de Natal, confecionados pelas pastelarias, padarias e confeitarias do concelho de Barcelos.
Imagens: Município de Barcelos