Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, realizou uma visita ao Jardim-de-infância e EB1 de Sequeira, do Agrupamento de Escolas Braga Oeste, e acompanhou as acções realizadas no âmbito do Plano de Promoção do Sucesso Escolar implementadas naquele estabelecimento de ensino por equipas multidisciplinares, mais concretamente no âmbito do Projecto “Saber Crescer”.
Durante a visita, que contou com a presença de Cândida Ferreira, diretora do Agrupamento, Lídia Dias acompanhou sessões de Terapia da Fala, assim como atividades desenvolvidas no âmbito da Animação Sociocultural, quer em contexto de sala de aula, quer em contexto de recreio.
“É importante atuar de forma precoce no que respeita à promoção do sucesso escolar, identificando e acompanhando situações de risco, e proporcionar actividades e intervenções diferenciadas e inovadoras que complementem a acção das escolas”, referiu Lídia Dias, salientando que estes projetos têm merecido o melhor acolhimento por parte da Comunidade Educativa.
O Município de Braga tem sido convidado a partilhar as suas práticas, modelo e resultados em diversos fóruns nacionais e internacionais. Um dado que, segundo Lídia Dias, “além de ser um reconhecimento, é a demonstração do bom trabalho que está a ser desenvolvido”.
O projecto “Saber Crescer”, tal como o programa ‘Equipa Técnica de Articulação Educativa’, fazem parte de do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do concelho de Braga. Existem três equipas multidisciplinares, constituídas por animadores socioculturais, terapeutas da fala, técnicos de educação e psicólogos, que são acompanhadas no terreno por uma mediadora e uma coordenadora, actuando em estabelecimentos de ensino dos 12 Agrupamentos de Escolas da Cidade e também no Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian.
“Os projetos são centrados nos alunos, mas também dedicam várias acções de capacitação e sensibilização a assistentes operacionais, assistentes técnicos, docentes do 1.º Ciclo, educadores de infância e encarregados de educação, numa perspetiva de envolvimento de todos rumo ao sucesso escolar”, concluiu Lídia Dias.
O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar é financiado, durante três anos lectivos, pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE2020 e pelo Fundo Social Europeu, constituindo-se como uma clara aposta do Município de Braga para contribuir para a promoção do sucesso escolar.
Fonte e Imagens: Município de Braga
**
*
Caro leitor
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede e pretende dar-lhe mais e melhor Informação e Opinião, o que só conseguirá através da aquisição e contratação de serviços e jornalistas estagiários numa primeira fase.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Deixamos ainda uma última sugestão. Na qualidade de amigo da Vila Nova, programe o seu donativo mínimo de 1,00 euro por mês. Ajudará a Vila Nova a estabilizar receitas e a encarar o futuro de forma mais sorridente ainda.
Caso deseje que lhe enviemos comprovativo da entrega efetuada, indique-nos, por favor, via email ou mensagem enviada para a caixa facebook da Vila Nova os seus dados fiscais.
Obrigado
*