São mais de três dezenas de atividades científicas gratuitas que cidadãos de todas as idades podem experimentar já esta sexta-feira, dia 27 de setembro, das 15h00 às 24h00, no Altice Forum Braga. A iniciativa coordenada pela Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) insere-se na 15ª edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), que tem como tema “Ciência na Cidade” e decorre em simultâneo em mais de 300 cidades de 30 países.
Aos visitantes pede-se energia e coragem para esta “viagem” e para carimbarem no passaporte a passagem por todos os expositores. O ano internacional da tabela periódica vai ser assinalado com a exposição de uma tabela periódica em croché e várias atividades. Os quebra-cabeças e jogos de memória são também um desafio constante. O tema atual das preocupações ambientais vai ser abordado através de alertas ao consumo excessivo de plásticos, microplásticos e alternativas ao seu uso, dos desafios alimentares no futuro e da nossa pegada ecológica, bem como dos biocombustíveis, da valorização dos resíduos orgânicos e da reciclagem diária e até da importância das abelhas.
Mas há mais, desde mostrar como os artesãos ancestrais criavam as tintas, experienciar a vida dentro de um sobreiro alentejano, percorrer o caminho da uva ao vinho ou perceber a presença da química ao nosso redor. A ciência faz-se desde o solo, com os georradares, até aos céus, com os drones, e das partículas visíveis às aparentemente invisíveis, incluindo ainda seres microscópicos, mas relevantes, como os nemátodes dos jardins da cidade.
Os alunos das escolas básicas e secundárias da região aceitaram, uma vez mais, mostrar os seus trabalhos de ciência. Assim, os visitantes poderão questionar-se sobre o melhor método de plantação ou fazer a própria pasta dos dentes, creme hidratante e esfoliantes naturais. A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva associa-se igualmente, às 15h30, com o exercício performativo “À volta dos macacos!”, recordando Jane Goodall, a cientista que revolucionou o estudo dos primatas. O grupo da licenciatura em Teatro da UMinho também vai apresentar, mas às 16h30 e 21h00, no Altice Forum, “O futuro, agora!”, alertando para as consequências dos hábitos atuais do ser humano.
Os mais novos poderão ainda aventurar-se em cinco workshops, construindo detetores de partículas e olhos artificiais, lenços dos namorados eletrónicos ou robôs programados para auxiliarem na separação dos resíduos. O programa prevê igualmente, às 21h30, no pequeno auditório, a tertúlia “A minha casa é aqui! As migrações forçadas pela instabilidade ambiental”, com oradores das ciências sociais, políticas e ambientais. No final, haverá a entrega de prémios do concurso de fotografia da NEI.
A ECUM volta, assim, a integrar um programa da NEI, este ano dedicada ao tema “SCICITY – Ciência na Cidade”, num consórcio de instituições superiores nacionais, financiado pelas ações Marie Curie do programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia. A iniciativa tem a parceria e o apoio local dos municípios de Braga e Guimarães, da InvestBraga, do Banco Português de Germoplasma Vegetal, da Sociedade Portuguesa de Física, do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, do Geopark Terras de Cavaleiros, da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, da CTEM Academy, dos coletivos de divulgação científica STOL e Scientia.com.pt e das empresas Casa do Couto, Life in a Bag, Braval e Águas do Norte. A NEI é dinamizada desde 2005 pela Comissão Europeia, com o fim de afirmar a interação dos cientistas com o público, permitir descobrir a ciência de forma divertida e promover a investigação como carreira.
Em Braga, a abertura oficial da Noite Europeia dos Investigadores acontece às 16h30, com a presença prevista das vice-reitoras da UMinho, Manuela Martins e Laurinda Leite, dos pró-reitores Filipe Vaz e Manuel João Costa, do presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, da vereadora da Cultura e Educação, Lídia Dias, da presidente da ECUM, Manuela Côrte-Real, e do coordenador local da NEI, José Brilha.
Fonte e Imagens: UMinho
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983484
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*