‘Há Cultura’ pretende gerar agenda cultural periódica descentralizada no concelho de Famalicão

Comunidade | ‘Aldeias em Festa’ reúne comunidade em espetáculo inédito na Fundação Castro Alves

Comunidade | ‘Aldeias em Festa’ reúne comunidade em espetáculo inédito na Fundação Castro Alves

 

 

O auditório da Fundação Castro Alves, em Bairro, lotou, este domingo, com o espetáculo comunitárioAldeias em Festa”. Mais 200 pessoas assistiram ao concerto realizado a partir de uma mistura de ideias e experiências, tendo como ponto em comum a identidade: Famalicão.

A iniciativa resulta do projeto descentralização cultural promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão através da Comissão Social Interfreguesias de Bairro, Carreira, Bente, Delães, Ruivães e Novais e levou ao palco cerca de meia centena de participantes entre músicos profissionais e gente sem qualquer formação na área, juntando crianças, adultos e idosos no mesmo palco. Todos eles são cidadãos destas freguesias do concelho e reúnem desde pessoas com 90 anos de idade a jovens adolescentes; amadores e profissionais, iniciantes e pessoas que nunca fizeram música, de qualquer idade ou proveniência. Em comum têm apenas o gosto pela música, pela arte e pela tradição.

Ao longo de 50 minutos foram entoados quatro temas criados no âmbito do projeto. “Trabalhar, lutar ao som do canudo” foi a palavra de ordem que abriu o espetáculo. Seguiu-se “Tónio” criado a partir de uma lengalenga. “Há na minha terra” foi outros temas abordados e por fim o hino do evento criado a partir da ideia “Sou daqui”.

No final, o entusiasmo dos músicos misturava-se com a alegria e satisfação do público, que sentiu e se identificou com toda a performance.

A partir de agora, o objetivo é tornar o espetáculo itinerante por diversas freguesias do concelho, sendo que poderão sempre entrar novos participantes e reinventar-se novas sonoridades.

O projeto – que parte de um trabalho realizado com a comunidade, iniciado em abril deste ano -, visa a recriação de sonoridades de vários instrumentos musicais tradicionais em conjugação com outros menos convencionais e as músicas resultam desta mescla de experiências artísticas, mas também no contributo pessoal de cada participante.

A partilha de experiência dos participantes envolvidos, os seus locais, hábitos e tradições constitui uma caraterística distintiva do projeto. O território e as suas tradições surgem assim como elo de união entre artistas, comunidades e público, representando também um papel muito importante no imaginário de toda a performance e na criação da música.

Para além da participação dos cidadãos anónimos, foram ainda convidados agrupamentos musicais diversos do território, como bandas de garagem, ranchos folclóricos, bandas filarmónicas, grupos corais, entre outros.

Por detrás do espetáculo e como ponto de união de todo este projeto está uma equipa artística, experiente no trabalho com as diversas formas de música e com comunidades heterogéneas. Trata-se da equipa “Onda Amarela”, com Ricardo Batista músico, especializado em trabalho com comunidades, e Ana Bragança gestora cultural, especializada em projetos de mediação e envolvimento comunitário.

Refira-se que Aldeias em Festa se enquadra no “Há Cultura”, um projeto de programação e criação cultural descentralizada criado para que haja em todo o concelho um maior e melhor acesso à cultura. Esta iniciativa vai gerar uma agenda cultural periódica descentralizada que levará eventos culturais diferenciadores e participativos às diferentes freguesias de Famalicão e fomentará a qualificação e criação local.

Fonte e Imagens: Município de Famalicão

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.