Encerramento do Programa Gulbenkian Novos Talentos em Inteligência Artificial decorreu na Plataforma das Artes.
IA | Guimarães afirma-se como um importante polo nacional no domínio da Inteligência Artificial

Pub
Guimarães acolheu o workshop de encerramento da edição 2018-19 do Programa Gulbenkian Novos Talentos em Inteligência Artificial, esta quinta-feira, 12 de setembro. Este programa tem como objetivo atrair estudantes de instituições de ensino superior portuguesas para a investigação em Inteligência Artificial. As bolsas abrangem, anualmente, alunos de instituições de ensino superior portuguesas, das áreas da Engenharia Informática e Ciências da Computação e os bolseiros são integrados num programa em que, sob a orientação de tutores, realizam um trabalho de estudo e de investigação aprofundada no domínio da Inteligência Artificial.
Em representação da Fundação Calouste Gulbenkian, Margarida Abecasis, salientou que este programa “foi criado por forma a responder àquilo que vai ser o futuro” e referiu que “Guimarães afirma-se como um importante polo nacional no domínio da Inteligência Artificial”. Paulo Novais, coordenador científico do programa e Presidente da Associação Nacional de Inteligência Artificial, destacou o esforço desenvolvido nesta área pelo Município vimaranense ao sublinhar que “é a única Câmara no país que tem uma Divisão de Sistemas Inteligentes e trabalha para o futuro, numa base de sustentabilidade ambiental”.
O Vereador da Divisão de Desenvolvimento Económico da Câmara de Guimarães, Ricardo Costa, apelou aos “desafios do futuro” deixando o alerta de âmbito político para a capacidade de “despertar as necessidades, prever e condicionar o futuro”. Segundo Ricardo Costa “em termos gerais ainda não existe uma consciencialização real desta inovação e da nova indústria. Os próximos tempos são exigentes e só vencem aqueles que estarão melhores preparados, na dimensão do território e da ligação das empresas com os centros de conhecimento”. O Vereador da Câmara de Guimarães considera que “o cidadão deve estar no topo das prioridades da investigação” e advertiu que “é fundamental que os empresários, investigadores e professores tenham consciência de serem capazes de criar a necessidade para vencer os desafios do futuro e isso só é possível se estivermos à frente do nosso tempo”, realçou.
O Programa Gulbenkian Novos Talentos em Inteligência Artificial completou o terceiro ano e o “balanço é extraordinário” contando com a participação de 22 jovens que representam o melhor que a academia tem, num programa de excelência. A sessão de abertura contou ainda com as intervenções de Margarida Abecasis, da Fundação Calouste Gulbenkian, Nuno Rodrigues, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Filipe Vaz, da Universidade do Minho.
Fonte e Imagem: Município de Guimarães
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983484
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Alberto Costa: O empreendedorismo constitui um eixo essencial para a criação de emprego qualificado
Empreender | Nascem 21 empresas por mês em Santo Tirso

Equipamento municipal focado no acolhimento e tratamento de animais errantes colocado em segundo lugar nacional em número de adoções
Centro de Recolha Animal de Famalicão promoveu adoção de mais de 500 animais em 2020

‘Só com trabalho, esforço, perseverança e, às vezes, sofrimento, se conseguem atingir objetivos essenciais’
Uma escola que não se pode esquecer

Viaduto encerrado ao trânsito em virtude de quebra-mar se encontrar estruturalmente danificado
Urbanismo | Ponte da Minhoteira em Famalicão vai ser alvo de intervenção

Incentivo municipal estimula fixação de jovens no concelho
Viver | Subsídio Municipal ao Arrendamento beneficia quase meia centena de jovens em Santo Tirso
Comente este artigo
Only registered users can comment.