‘All for All’ e ‘Tur4All’ visam promover a inclusão e a igualdade

Turismo | Prémio de ‘Destino Turístico Acessível 2019’ atribuído a Portugal, país acessível

Turismo | Prémio de ‘Destino Turístico Acessível 2019’ atribuído a Portugal, país acessível

Pub

 

 

O primeiro prémio de “Destino Turístico Acessível 2019” da Organização Mundial do Turismo (OMT) foi atribuído a Portugal. O galardão foi entregue esta terça-feira, 10 de setembro, em São Petersburgo, na Rússia, durante a 23ª Assembleia Geral deste organismo.

 

 

Trata-se de um prémio inédito, visto que é a primeira vez que a OMT premeia o destino turístico com melhores acessibilidades para pessoas com dificuldades de mobilidade.

“Portugal é o único país a receber esta distinção, que é atribuída pela primeira vez este ano pela Organização Mundial de Turismo (OMT), que reconhece o esforço de Portugal na promoção da acessibilidade no Turismo” refere Pedro Siza Vieira, o ministro Adjunto e da Economia, em comunicado.

A nota revela que “só na Europa, existem 90 milhões de turistas com necessidades específicas de mobilidade”, pelo que “esta distinção é muito importante para posicionar Portugal como líder na acessibilidade”.

A afirmação de Portugal como país acessível ganha relevo a partir de 2016 com o lançamento do programa All for All​, que tem como objetivo capacitar a oferta turística nacional, criar roteiros acessíveis em todo o país, divulgar a oferta acessível de Norte a Sul e promover Portugal como destino inclusivo para todos.

Neste contexto foram criados roteiros acessíveis, disponíveis no Visit Portugal, desenvolvidos guias de boas práticas​ e lançada a Linha de apoio ao turismo acessível, no âmbito do Programa Valorizar.

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, considera que “este prémio constitui um grande impulso para que Portugal se torne o destino mais inclusivo do mundo”.

Por seu lado, a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, congratulou-se com o prémio, o qual considera que traduz o reconhecimento pelo esforço “que Portugal tem realizado em matéria de acessibilidades”.

Ana Sofia Antunes salientou o programa ‘Mais Acesso’, que irá apoiar projetos de promoção de acessibilidades em cerca de 50 municípios, através de um investimento global de 15 milhões de euros.

“O Governo tem dado passos seguros, no sentido de transformar Portugal num verdadeiro país inclusivo. É um caminho sem retorno, pois a isso nos obrigam todos aqueles para quem trabalhamos”, afirmou a governante.

Mais inclusão e igualdade

O comunicado do Governo salienta algumas das iniciativas implementadas com vista a promover a inclusão e a igualdade.

O programa All for All (Tudo para Todos), lançado em 2016, com o objetivo de capacitar a oferta turística portuguesa e de criar roteiros acessíveis em todo o País, já apoiou 116 projetos, que representam um investimento de 20 milhões de euros. O Castelo de São Jorge, em Lisboa, o Convento de Cristo, em Tomar, e as Caves Calém, em Vila Nova de Gaia, são monumentos emblemáticos que beneficiaram de obras de melhoria das acessibilidades realizadas no âmbito deste programa.

O Governo lançou, também, o portal Tur4All (Turismo para Todos), no sentido de facilitar o acesso à informação e de promover a oferta turística para pessoas com necessidades específicas de mobilidade.

É necessário criar uma nova cultura, pelo que, “nas Escolas de Turismo passou a ser incluído nos currículos dos alunos um módulo dedicado ao turismo acessível, com um total de 1.059 alunos formados nesta temática”, refere a nota, que sublinha, ainda, os programasPraia Acessível’ e o ‘Festivais + Acessíveis’.

Fontes: Turismo de Portugal e PS; Imagens: (0) Tur4All, (1) Governo, (2) Turismo de Portugal

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.