Nova meia antiembolia destaca Têxtil de Barcelos como uma das empresas mais inovadoras no seu setor de atividade

Barcelcom chega a hospitais de todo o mundo

Barcelcom chega a hospitais de todo o mundo

Pub

 

 

“Uma meia para a profilaxia de trombose durante o internamento hospitalar (pré, intra e pós-cirurgia) é o novo produto da Barcelcom Têxteis, que chega a hospitais de todo o mundo e está a revolucionar o mercado. Desenvolvida, produzida e certificada pela empresa de Barcelos, a nova meia garante total segurança ao doente e é um complemento à terapêutica medicamentosa habitualmente administrada”, acaba de revelar a publicação especializada na Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV) T-Jornal.

Estas características únicas representam um avanço significativo para o conforto e segurança do doente garantem à nova meia antiembolia – sem silicone e com uma nova tecnologia de punho que faz com que não enrole ou caia durante a sua utilização – maior conforto e facilidade de utilização.

Outras características da nova peúga são o tratamento antibacteriano e um grip no pé que aumenta a segurança do doente no levantamento. Apesar de uma produção com menos tamanhos mas com melhor ajuste, o T-Jornal assinala que foi também reestruturado o desenho na zona do tendão de Aquiles, de modo a proporcionar maior conforto ao doente. Para lá disso, uma compressão graduada garante ainda melhor otimização do refluxo venoso.

O novo modelo da Barcelcom está já a ser utilizado em diferentes serviços de saúde – públicos e privados – de 9 países, enquanto a empresa analisa a possibilidade de evoluir com esta tecnologia para outros setores com necessidade de dispositivos semelhantes.

Na linha da frente há mais de 20 anos

A Barcelcom desenvolve e produz produtos na área da compressão graduada para a área da saúde e desporto de alta competição para todo o mundo e para as mais diversas marcas e é habitualmente apontada como uma das mais inovadoras empresas do setor, apresentando ao mercado novos e inovadores produtos com regularidade.

Nascida em 1921, a Barcelcom dedicou-se desde o início à produção de meias, área em que é uma das mais antigas fábricas da Europa. Com um processo de reestruturação lançado em 1999, o foco da sua atividade passou a centrar-se na área da saúde e fisioterapia, aliando às meias e mangas para desporto de compressão graduada também produtos específicos para áreas como o Ballet e a Fórmula 1.

Com um know-how acumulado de mais de 20 anos, a Barcelcom criou para a INC Compression, empresa que adquiriu em 2018 e para a qual já produzia há anos, uma coleção com compressão graduada mas com uma tecnologia que permite produtos mais leves. “Aquilo que apresentamos é um conceito muito próprio a nível de tecnologia de tricotagem, que hoje em dia nos permite ter peças de compressão graduada certificada como dispositivo médico cada vez mais leves, algo que até agora só víamos em peças mais pesadas, com menor vestibilidade. Conseguimos ultrapassar toda essa problemática na área de saúde e já conseguimos transportar isto para a área de desporto. Temos peças muito leves, respiráveis, fáceis de vestir, mesmo nas classes compressivas mais altas, e introduzimos essencialmente no mundo do desporto algo que é a certificação médica. Portanto, basicamente temos dispositivos médicos à venda para atletas”, destacou Nuno Mota Soares, em maio, no Portugal Têxtil.

De Barcelos aos cinco continentes

Nos últimos anos tem apresentado um crescimento aproximado de 10% ao ano. A Barcelcom é uma das empresas que mais investe na investigação e desenvolvimento nesta área, em cooperação com diversas entidades, nomeadamente a Universidade do Minho, o CeNTI e Hospital de São João. Exporta atualmente mais de 87% do que produz, estando presente nos cinco continentes com marca própria – BB Medical – ou em regime de private label e está a investir para aumentar em 15% a sua capacidade produtiva.

A empresa emprega hoje em dia cerca de meia centena de funcionários.

Fontes: T-Jornal e Barcelcom; Imagens: Barcelcom

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Barcelos, Economia, Empresas

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.