Festa da História dá boas-vindas a visitantes da estância de veraneio

Verão | Festa da História – Caminhos de Santiago anima Esposende

Verão | Festa da História – Caminhos de Santiago anima Esposende

Pub

 

 

Sob a égide dos Caminhos de Santiago, a cidade de Esposende vive, entre hoje, 30 de agosto, e domingo, 1 de setembro, a Festa da História, um evento de animação cultural e turística, promovido pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a ACICE – Associação Comercial e Industrial de Esposende.

 

 

O cortejo de boas vindas pelas ruas da cidade, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, e do Presidente da ACICE, José Faria, entre outras individualidades, marcou a abertura da festa, que se espera conseguir repetir o sucesso das edições anteriores.

Com a cidade “vestida” a rigor, a Festa da História prevê dias de intensa animação, com espetáculos de fogo, música, dança, artes circenses e recreações históricas ligadas a este caminho de peregrinação, com longa tradição do concelho de Esposende. Não falta também o indispensável espaço infantil para os mais pequenos e, como não podia deixar de ser, a gastronomia, com alargada diversidade de sugestões. Amanhã, sábado, o evento decorrerá entre as 12h00 e as 00h30, e no domingo, das 11h00 às 23h00.

A Associação Via Veteris associa-se também ao evento, tendo realizado já uma palestra sobre os Caminhos de Santiago e uma sessão de cinema com o filme The Way. Para domingo tem prevista uma caminhada entre Fonte Boa e a cidade de Esposende. É indispensável proceder a inscrição e o encontro dos caminheiros está marcado para o Posto de Turismo da cidade. O Serviço Educativo do Museu Municipal promove também a oficina “A Festa de Santiago no Museu Municipal”, com sessões para crianças acompanhadas de adultos. Toda a informação sobre a Festa da História – Caminhos de Santiago está disponível no portal VisitEsposende.

Benjamim Pereira, o Presidente da Câmara Municipal, sublinha que este evento se encaixa na estratégia de promoção e valorização de Esposende, um destino intrinsecamente turístico, mas que garante eventos e animação ao longo de todo o ano. “No Verão, essa aposta é, naturalmente, reforçada com um cartaz recheado de iniciativas para todos os tipos de público”, refere o autarca, notando que “a Festa da História contribui também para enriquecer, ainda mais, o Verão em Esposende”.

O autarca sublinha ainda que, para lá da promoção turística do concelho e da dinamização do tecido económico local, este evento tem associada a promoção e valorização dos Caminhos de Santiago, concorrendo também para evidenciar o Caminho Português da Costa, que atravessa o concelho. Realça, por outro lado, que “esta iniciativa é da maior relevância tanto para o comércio local, como para as instituições concelhias que têm neste evento uma oportunidade de promover e divulgar as suas atividades, além da angariação de fundos, importante suporte para as suas dinâmicas”.

Fonte e Imagens: Município de Esposende

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.