O trabalho de investigação “A Pré-História Recente da Serra do Carvalho – Uma abordagem a Partir do Núcleo de Monumentos sob Tumuli Vale de Chão, Pedralva”, da autoria de Luciano Miguel Matos Vilas Boas, é o vencedor da II edição do Prémio de História Local Dr. Manuel Monteiro, atribuído pelo Município de Braga.
Este prémio, que pretende honrar a memória daquele ilustre escritor, arqueólogo, etnólogo, magistrado, diplomata e crítico de arte bracarense, nasceu com o intuito de aprofundar a matriz identitária e comunitária de Braga, assim fomentando “o interesse dos investigadores pela história de Braga”. O Prémio tem periodicidade bienal, o Prémio de História Local Dr. Manuel Monteiro.
O júri, constituído por Maria do Carmo Franco Ribeiro, Miguel Sopas Bandeira e Armando Malheiro da Silva, considerou o trabalho vencedor como um «contributo significativo para o estudo e aprofundamento de um âmbito específico da história de Braga», tendo exposto com «clareza, rigor e particular capacidade de argumentação» o seu raciocínio.
Recorde-se que o valor do prémio é de 2.500 euros, ao qual acresce a publicação da obra vencedora. Por sua vez, os trabalhos distinguidos com menção honrosa terão reservada a possibilidade de publicação na Revista Bracara Augusta.
Prémio Dr. Manuel Monteiro vai na 2ª edição
Esta segunda edição deste prémio bienal, que contou com cinco trabalhos a concurso, destinava-se a cidadãos de nacionalidade portuguesa, maiores de idade, residentes ou não na área do Município de Braga. As temáticas a apresentar deveriam ser de teor historiográfico relativos a Braga – a nível administrativo, antropológico, patrimonial, político, económico, cultural, artístico, religioso ou outros.
A entrega do Prémio Manuel Monteiro decorrerá numa sessão pública agendada para 25 de setembro, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.
Edição 2017
José Carlos Peixoto foi o vencedor da 1ª edição do Prémio Dr. Manuel Monteiro com a sua obra “Memórias do Couto de Tibães”. Na altura, foram candidatos um total de 13 trabalhos.
Imagem: Município de Braga
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983484
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*