Em junho, o Areal de Barcelinhos ganha outra vida

Desporto | ‘Jogos do Rio’ animam sábados em Barcelos

Desporto | ‘Jogos do Rio’ animam sábados em Barcelos

Pub

 

Os Jogos do Rio 2019 já começaram a animar o Areal de Barcelinhos, Barcelos, no último sábado e prometem continuar a dar vida a este espaço de excelência na margem do Cávado. A iniciativa é promovida pelos Amigos da Montanha com o apoio da Junta de Freguesia de Barcelinhos. O início dos jogos significa um convite à participação espontânea para viver o areal do rio durante as tardes dos próximos sábados, 6, 13 e 20 de julho com atividades que têm início às 14h30. São inúmeras as iniciativas desportivas e lúdicas.

 

 

No último sábado, a abertura aconteceu com o som do grupo Trovas e Cantigas acompanhado pelas bailarinas da Escola de Dança de Barcelos. O tema original salientava os valores do desporto, o espírito de superação e a alegria de vencer. A música foi acompanhada pela exibição dos valores dos Jogos do Rio nas mãos dos atletas que difundiam a mensagem da ética, do respeito, do fair-play, inclusão, tolerância, cooperação, entre outras palavras-chave que o diretor dos Jogos do Rio, António Costa, fez questão de frisar no momento da abertura, como objetivos para a vigésima primeira edição destes jogos.

Na vertente desportiva, a competição faz-se, durante os quatro sábados do torneio, com as 12 equipas do torneio de seniores masculinos, sete equipas femininas e três equipas a disputar o torneio de infantis. Futebol, voleibol, canoagem, orientação e atletismo serão as modalidades a praticar.

O primeiro dia de Jogos do Rio trouxe uma inovação com a realização do torneio Universitário. Seis equipas reponderam à chamada e no final a satisfação pela participação neste dia foi notória. A Associação Académica, a Tuna Académica, a Tuna Mista e a Tuna Feminina do IPCA foram acompanhadas pelas Tunas da Faculdade de Direito da Universidade do Porto – TAFDUP e Legislatuna.

Também num torneio do dia de abertura, estiveram quatro equipas de voleibol federadas que divulgaram e promoveram a modalidade.

Mas se os torneios merecem destaque nos Jogos do Rio, a parte de animação e lazer faz a delícia dos mais pequenos e dos graúdos também. Foi o caso do Air Bungee, das canoas, da escalada ou do slide que, desde a frente Ribeirinha de Barcelos atravessa o Cávado até ao Areal de Barcelinhos. E os insufláveis, fora e dentro de água, as pipocas e algodão doce e as pinturas assumem, também, a preferência de muitos. Os ateliers, com experiências ambientais e de olaria, voltaram a conquistar quem passou pelo areal do rio Cávado e estarão novamente presentes no dia 6 de julho.

Em palco houve música com o grupo barcelense e a animada aula de zumba e aerodance. Nos vários dias dos jogos, as aulas de ginástica vão trazer um desenrolar de muitas e diferentes opções e modalidades com o apoio do Máximo GYM. Já no próximo sábado, serão eleitas as modalidades de Jump e Dumbells. Em palco, haverá ainda uma exibição de dança com Nico Dance Studio e um workshop ao ritmo da “Salsa” com a Academia João Capela. Todas as atividades são gratuitas.

 

Imagens: Amigos da Montanha

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Desporto, LifeStyle

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.