‘Séculos de Leitura’ percorrem a Avenida Literária

Ler | ‘Biografia’ é desafio da Feira do Livro de Braga em 2019

Ler | ‘Biografia’ é desafio da Feira do Livro de Braga em 2019

Pub

 

 

As biografias são o tema central da edição 2019 da Feira do Livro de Braga. Entre os dias 28 de junho a 14 de julho, quem assim o quiser e desejar poderá passear pela Avenida Literária‘, composta pelas ruas Dr. Justino Cruz, Rua Francisco Sanches e Largo S. João do Souto, no centro da cidade, em busca dos seus livros de eleição ou de pérolas desconhecidas a preços de saldo.

 

‘Uma biografia é uma história, um conto que recupera o passado, explica o presente e antecipa o futuro. Ao contrário do que possamos pensar mais comummente, não são apenas as pessoas que têm biografia. Se abrirmos os nossos horizontes, veremos que também teorias, objetos, movimentos, corpos estelares, medos e inquietações – tudo é passível de ser biografado. Tudo tem uma vida, uma história, um caminho percorrido que pode ser explorado e desconstruído’, refere a nota de abertura do Programa da Feira do Livro de Braga 2019.

Numa série de entrevistas de vida, masterclasses, mesas redondas e outras atividades que marcarão a edição de 2019 deste evento, nomes relevantes da atualidade cultural portuguesa serão convidados a refletir sobre as possíveis biografias de cada pessoa ou tema.

Na ação especial que acompanha a Feira do Livro de Braga, este ano, serão apresentadas “ilustrações que refletem as diferentes fases da vida de uma pessoa e a forma como os livros que lemos nos acompanham e fazem parte da nossa biografia”. Intitulada «Séculos de Leitura», a ação acompanhará os leitores que se dirigirem à ‘Avenida Literária’ e representa quatro idades da vida: infância, com Sophia de Mello Breyner Andersen nas mãos de uma criança; juventude, com um soldado da Guerra Civil Espanhola a ler Sinais de Fogo, de Jorge de Sena; idade adulta, com uma médica a ler Fernando Namora; e velhice, com Mona Lisa a ler a biografia de Leonardo da Vinci.

Treze editoras distribuídas por 26 stands integram a edição deste ano que inclui mais de 30 apresentações de livros/revistas, 12 tertúlias/conversas, mais de uma dezena de atividades para o público infanto-juvenil, sessões de cinema e exposições. À semelhança dos anos anteriores, o programa conta com um vasto cionjunto de atividades culturais, tais como recitais de poesia, momentos musicais e muito teatro – a Feira do Livro funde-se com o Mimarte – Festival de Teatro de Braga que levará onze espetáculos à Praça Municipal.

A abertura oficial da Feira do Livro está marcada para esta sexta-feira, 28 de Junho, às 18h30, com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Para a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, a Feira do Livro será um momento único de partilha do melhor que se faz em Portugal na área da literatura. “Esta será a oportunidade para os Bracarenses e todos quantos nos visitam nesta altura do ano, para desfrutar de momentos únicos de cultura, conhecimento e aprendizagem”, referiu Lídia Dias na apresentação do certame que decorreu esta terça-feira, 25 de junho.

Segundo Lídia Dias, a Feira do Livro 2019 conta com a colaboração de inúmeras associações e entidades culturais do Concelho, destacando o papel do mecenas cultural do evento que, mais uma vez, realiza a Gala dst na qual será atribuído o Grande Prémio de Literatura.

O Grande Prémio de Literatura dst, empresa construtora que é o mecenas cultural do evento, comemora este ano a 24.ª edição, sendo uma das mais relevantes distinções na área das Letras em Portugal. Este ano o prémio será atribuído à escritora Lídia Jorge. A gala deste ano, marcada para o dia 28 de Junho, às 21h30, no Theatro Circo, ficará também marcada pelo espectáculo ‘Elas e o Jazz’.

Tendo em conta a temática do certame, estão previstas entrevistas e conversas com Viriato Soromenho-Marques, António Carlos Cortez, Pedro Mexia, Nuno Júdice, José Pacheco Pereira (acerca do Ephemera) e Lídia Jorge (vencedora do Prémio de Literatura dst).

Este ano e pela primeira vez, os expositores terão à disposição sacos de papel personalizados.

Livreiros e Editores presentes:

Angels Formula Alfarrabista; Arte Europeo; Braga Alfarrabista; Comunidade Cristo de Betânea; Dinalivro; Edições Piaget; Livraria Alfarrabista Varadero; Livraria Centésima Página; Livraria Ler.Com.Gosto; Livraria Minho; Município de Braga; Palavras & Rimas; Poética Edições.

Horário Feira do Livro:

  • Segunda a Quinta-feira: das 12h00 às 22h00
  • Sexta-feira: das 12h00 às 23h00
  • Sábado: das 10h00 às 23h00

Programa Feira do Livro – Braga 2019

 

Imagens: (0, 2) Município de Braga, (1) Teatro Guirigai

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Cultura, LifeStyle, Política

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.