‘Todos ao Bombo’ e ‘Praça do Artesão’ são novidades 2019

Romaria | S. João de Braga inunda a capital do Minho

Romaria | S. João de Braga inunda a capital do Minho

Pub

 

 

De 14 a 24 de junho, as remotas no tempo e magníficas Festas de São João de Braga dão a possibilidade a todos os que visitaram o centro histórico da cidade e zona envolvente de descobrir as suas ruas e vielas através dos cheiros intensos a manjericos e a sardinha assada, das decorações gaiteiras e das músicas tradicionais que ecoam pelos ares.

 

 

São 11 dias que contemplam 270 horas de programação, 150 actividades previstas, 25 espectáculos e cerca de 10 mil pessoas e 365 entidades envolvidas. A Associação de Festas de S. João estima que a Cidade irá acolher dois milhões de pessoas. Na noite de 23 de Junho é esperada a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na edição de 2019, as Festas contam com um programa vasto, dedicado à preservação e perpetuação do seu património e tradições históricas e à inovação, com a introdução de novas iniciativas e grandes concertos com artistas de renome.

O encontro ‘Todos ao Bombo’ e a criação da ‘Praça do Artesão’ são duas das novidades das Festas de S. João deste ano. na Praça do Artesão, haverá actividades diversas como a construção de cabeçudos, bombos, instrumentos de corda e viola braguesa.

A 6ª edição da Corrida de S. João de Braga realiza-se este ano no dia 22 de Junho. A prova volta, pelo segundo ano, a realizar-se ao final do dia, pelas 21h30. Em véspera de noite de folia sanjoanina, a prova de atletismo conta com um percurso já de festa e a cheirar a S. João, a sardinhas e manjericos, com a cidade de Braga engalanada e preparada para a grande noite. O evento conta com duas distâncias, uma corrida cronometrada de 12 km e uma corrida/caminhada de 5 km, sem fins competitivos.

O programa musical do S. João conta também com concertos de Vítor Rodrigues, Toy, Agir e Anselmo Ralph e do músico Daniel Pereira Cristo, este último na noite de 23 de Junho, tendo como convidados especiais Júlio Pereira e o galego Xabier Diaz.

Aquando da apresentação do programa, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, sublinhou que as Festas de São João de Braga são um momento ‘único e distintivo’. “Não há nenhuma experiência a nível nacional, no que se refere às festividades populares, que tenha um cunho tão singular como o que vivemos em Braga neste período”, referiu, sublinhando a forte envolvência e ligação dos cidadãos a estas festividades.

O autarca de Braga lembrou ainda o longo historial das Festas de S. João, aproveitando para saudar as anteriores comissões de festas e dar as boas-vindas à nova Comissão, agora liderada pelo vice-presidente do município bracarense Firmino Marques.

 

Imagens: (0) Maria da Luz Resende, (1) S. João de Braga, (2) Município de Braga

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.